sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Semeando Leitores





E dando continuidade a jornada pedagógica 2019 coordeno junto à Secretaria Municipal de Educação SME - LAGOA NOVA-Rn a com formação continuada dos professores que atuam em sala de leitura e Bibliotecas escolares






No momento de leitura, reflexão e troca de ideias refletimos sobre o papel do mediador de leitura no exercício de si e do outro, como desenvolver um trabalho criativo, que competências deve ter um mediador, qual a contribuição da literatura no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.
Pensamos dinâmicas de uma leitura viva, da leitura literária que encanta, como exercício pleno da cidadania e direito de todos.
Houve uma dinâmica da leitura às cegas, onde um tentava ler, falando sobre o que achava do livro, com ajuda de outro colega que mediava por exemplo, sobre o personagem, a cor do livro, a forma, o cheiro se era novo, ou usado, que sentimento este livro traria.
Após a leitura as cegas, retirava-se a venda e liam juntos em voz alta. Se por acaso a história inventada, lida no escuro tivesse alguma relação com o livro o participante ganhava pontos.
Fizemos algumas releituras, com ideias ajustadas a essa, por exemplo, todos vendados e um aluno mediando, o livro passando de mão em mão, e após todos falarem sobre a história fantasiada, conheceriam a verdadeira escrita.
Outra atividade foi a de cada um ler de verdade um livro escolhido, e depois fazer um breve relato da história apresentando de forma criativa aos colegas e como poderia ser apresentado aos alunos.







Ainda tivemos uma palestra sobre Educação literária na pratica com a consultora da FTD Educação Midiã Medeiros. Encontro de boas-vindas cheio de encantamento para transbordar literatura nas escolas.




Todos juntos por uma Educação de qualidade, por uma cidade leitora!


2 comentários:

FILOSOFANDO NA VIDA disse...

Boa noite querida professora e coordenadora! Que magnífico trabalho. Parabéns pelo projeto exemplar. Abraços

Toninho disse...

É muito gratificante saber que no Nordeste há quem se esmera em fazer o melhor e diferente. Nunca vi falar desta oficina Paula e achei super interessante esta leitura às cegas.
Parabéns amiga por esta dedicação.
Carinhoso abraço.