sábado, 26 de abril de 2014

O Coelho da Dedeka Homewear Alegrando Nossa Páscoa









Páscoa é passagem da morte para a vida, tempo de refletir e de comemorar a ressurreição de Jesus, dias santos de gratidão pela morte espinhosa, pelo Cristo ferido lá na cruz por todos nós. Sabendo disso  não podemos levar ás nossas crianças a ideia consumista de que páscoa é apenas ganhar ovos de chocolate e esperar o coelho da páscoa, mas sim mostrar  a elas o real sentido da páscoa , falando claro dos símbolos tais como ovo, peixe, cordeiro  e o coelhinho que é o mais conhecido e divulgado pela mídia consumista, sem aludir a Jesus o verdadeiro dono e responsável por esta grande festa.
Foi com esse pensamento e ideia construtiva de trabalhar valores, regras,  brincadeiras e laços afetivos que desenvolvemos para este mês na escola o tema Páscoa, construindo valores num novo tempo, e  expressando para as crianças a razão de que estamos aqui por um bem maior, para fazer o bem, para amar aos outros, para cuidar da vida, dos animais, do planeta. Durante a segunda quinzena do mês de abril realizamos várias atividades entre as quais escolhemos  para trabalhar com elas pinturas, dobraduras, danças, brincadeiras, musicalização, matemática, numerais, formas geométricas, sequencia de cores dos ovinhos e várias outras atividades pedagógicas. Escolhi o coelho fantasia pijama da Dedeka Homewear, gentilmente presenteado pela empresa super parceira para a  Alice, para nos visitar na escola e as crianças ficaram encantadas e numa roda de conversa pudemos conversar, refletir e observar o que eles tinham aprendido sobre o tema, e com o reforço do coelhinho Alice para explicar que ele não era a páscoa, e sim apenas um símbolo de vida nova, de geração de muitas vidas, que não bota ovo, mas é um mamífero, precisa de amor e de cuidado. O coelhinho Dedeka Alice também ajudou as crianças a expressar e desenvolver assim sua oralidade, posto que na Educação infantil este é um dos principais objetivos a ser alcançados, dar voz às crianças, deixar que expressem ideias e pensamentos, desenvolver a fala com seus variados tons e sotaques e conquistar assim no futuro pessoas que falem bem sem medo de  dizer o que pensam.
Música falando da páscoa e de coelhinho não faltaram, mas o melhor é poder ver as crianças gesticularem criarem suas coreografias e sinais para dizer o que pensam na música ao cantarem e  trabalhar sons, ritmos, movimento do corpo e leitura e assim incentivar pelo gostar de poesia, de cantar, de ouvir sons altos , baixos, fortes que emocionam ou apenas para divertir e se mexer.
Escolhemos além do símbolo coelho, o peixe que as crianças adotaram para cuidar na sala, dar comida, trocar água, entender como respiram, como se reproduzem, como vivem e o motivo dele ser escolhido como símbolo de páscoa também. Ainda finalizaremos este projeto na próxima quarta feira quando todas as crianças se apresentarão neste lindo coral da canção Páscoa de Cristina Me para seus pais numa mini palestra sobre o construir valores numa sociedade que anda  a desejar e levarão a o invés de ovos de chocolates, aquários por eles criados a partir de garrafas PET, cheio de peixinhos que els cuidarão em casa. É a escola sendo muito além de reprodutora de uma sociedade consumista e desenfreada de sentimentos, mas uma sociedade que recicla, valoriza, faz arte e promove a vida.
Quero agradecer a  todos os pais pela colaboração nas tarefas de casa, aos coordenadores  e a diretora da Escola Evilásio Luiz Victor, e as amigas professoras por fazer parte de um tempo de transformação, de educação de valores e incentivo ao encanto e à magia dos livros, para que juntos possamos ensinar boas práticas e desenvolver nas crianças o espírito de cooperação, união, amor e bondade. Agradecer também a empresa Dedeka que pensa muito além de consumir, criar e vender, mas tem responsabilidade ambiental na fabricação de seus produtos usando produtos orgânicos e ecologicamente testados e também tem a missão de incentivar as crianças brincarem, fantasiarem e desenvolverem-se em todos os aspectos sociais, psicológicos e cognitivos, para crescerm e se tornarem adultos saudáveis. Isso sim é Páscoa!

**Desculpem as qualidades das fotos e no vídeo, foram feitas do celular, pois  não tive tempo e nem a lembrança de levar a máquina de tanta ansiedade hehe!
Vejam neste vídeo como foi uma parte da nossa aula com a visita do SR Coelho Dedeka Alice



Alice usa:
Pijama Fantasia Coelho e pantufas Dedeka Homewear 

Um comentário:

Anne Lieri disse...

Paula,que legal a sua aula! Amei a coelhinha Alice e a participação das crianças tb. Bjs,