sexta-feira, 4 de abril de 2014

Sexta da Novidade: Vamos de Xadrez?



A Elian sempre trás novidades e é extremamente cuidadosa em desenvolver looks que estão na lista dos mais queridinhos da temporada. Nesta estação trás peças lindas em xadrez que voltou para fazer sucesso, desta vez repaginado e mais chique. Prova disso são os looks femininos de Inverno Elian, que apostam na tendência fashion para um visual diferente e arrumadinho. Vejam só algumas peças da coleção:

25664

25666
25663
Um pouco da história do Xadrez:

As estampas geométricas fazem parte da história humana. Na história da moda ocidental, a origem do xadrez pode ser traçada até a Idade do ferro (700 –50 a.C.) 
A origem de estampas geométricas, é sempre associada aos Escoceses, mas de acordo com o historiador têxtil E. J. W. Barber, essas estampas remontam aos antigos Celtas. Pesquisas arqueológicas escavaram vários sacrifícios humanos, nos quais foi possível identificar as padronagens têxteis das roupas das vítimas. Estas se compunham quase exclusivamente de tecidos com padronagem xadrez em fio de lã, tecido 2X2 cruzado (em forma de losango). Os pigmentos de base vegetal davam a cor na lã, naturalmente branca. Um manto encontrado em Thorsberg, Alemanha, comprova uma padronagem xadrez combinando 3 tons de azul; já a roupa de uma jovem de Lønne Hede, Dinamarca, compõe-se de saia e blusa em xadrez azul e vermelho com um barrado em xadrez vermelho e branco. Hoje este xadrez vermelho e branco é conhecido por padronagem "Medevi square" e considerado como a marca registrada do xadrez sueco, assim como a padronagem xadrez branco e preto é conhecido como “Vichy”.
O tartan simbolo dos clãs escoceses foi muito utilizado pela estilista Vivienne Westwood, no final dos anos 1970, para compor um visual punk juntamente com couro, metal e tachas. Mas foi Chanel  quem introduziu a estampa no guarda roupa feminino por volta de 1916!

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tartan

Paula Belmino

Um comentário:

chica disse...

Acho um amor para as crianças o xadrez! Adorei! Lindo fds!bjs, chica