sábado, 25 de julho de 2015

Alice em: A Fase do Patinho Feio



A fase do patinho feio assim costumeiramente atrelada ao conto de  fadas escrito pelo  escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, é a fase da criança que está em fase de transição da dentição de leite pelos dentes permanentes e assim como na história o patinho era todo desengonçado assim se torna as crianças na fase entre 7 a 9 anos quando começam a cair dente de leite e nascer no lugar um dente mais escurinho e três vezes maiores deixando a boca da criança bem mista, ora com dentes de tamanhos desencontrados,ora com falhas ou espaços entre eles que muitos pais se preocupam em ser haverá alguma anormalidade, mas que esses espaços logo serão preenchidos com a chegada dos novos caninos. Essa fase requer acompanhamento de um odontologista, apesar deser normal, pois é uma fase de adaptação e do desenvolvimento saudável da criança, mas que para que ele possa auxiliar na orientação da boa escovação, no trato de alguma cárie ou placas, e até no aconselhamento e o conforto de uma palavra profissional sobre esta fase que pode mexer com a auto estima da criança.


Alice está nessa fase e no lugar de um dente de leite vem chegando um dentinho totalmente torto, que deverá ser acompanhado e talvez seja preciso o uso do aparelho, além de muitos espaços e uns dentões maiores que os demais que nas fotografias e ao sorrir deixam como se ela fosse uma linda ratinha. Além disso mesmo a gente mesmo incentivando a escovação e a alimentação saudável, o Dr Alcides nosso dentista encontrou uma cárie bem pequenina e hoje fizemos o tratamento e estaremos voltando para limpeza,
aplicação de flúor e para que ele a ajude escovar ainda melhor. Ele mostrou a ela com espelho e aplicação de um líquido que mostra a placa bacteriana que quando em volta do dente forma uma película que se não bem removida com a ajuda da escova em cerca de uns 20 dias a um mês vai endurecendo e formando a cárie.



Mais que nunca é preciso redobrar a atenção com a escovação e a redução de doces e balas, e alimentos com açúcar. As escovas Curaprox nos auxiliam neste momento importante, além de serem super macias e eficazes na remoção da placa bacteriana sem agredir a gengiva fazendo com que se retraiam e deixem de cobrir os dentes, problema este comum no uso de escovas duras e pela máescovação, que logo mais falo por aqui.



As escovas Curaprox Smart 5460 tem o cabo oitavado que ajuda a segrar melhor a escova e auxiliar na escovação me até 45graus ficando metade das cerdas sobre a gengiva e metade das cerdas sobre os dentes já que  é preciso escovar também toda gengiva para manter a boa saúde da boca.  Desenvolvida para a higiene oral das crianças a partir dos 7 anos, a Smart é uma escova versátil e que pode ser utilizada pelos adultos também. Ela traz todas as vantagens da Curaprox 5460 em um tamanho menor.







Agora o assunto aqui ainda é mais sério e educativo e rima com:

Mais frutas e menos docinhos
Legumes ao invés de sorvetinhos
Escovar, faxinar ao invés de mascar chicletes
E um sorriso mesmo de patinho feio
Ao invés de dor e da perda dos dentes
Mais saúde a começar pela boca
Muito zelo, amor e cuidado
Visitando o dentista e sendo seu amigo
Criança bem cuidada e com um belo sorriso
É prova de amor, afeto e carinho preciso.

Para saber mais da fase: "Patinho Feio"

A primeira avaliação ortodôntica da criança deve acontecer aos 7 anos de idade, quando inicia a erupção dos incisivos permanentes (dentição mista). Nesse momento, grande parte dos pais se preocupam com o tamanho aumentado e a posição mais projetada e/ou irregular dos “novos dentes” dos seus filhos, e esse é o motivo que os levam a procurar a orientação de um profissional. Esta fase com características dentofaciais bem distintas é conhecida na literatura como “Fase do Patinho Feio”.

Normalmente, o odontopediatra que acompanha a criança é o profissional capaz de detectar possíveis problemas ortodônticos na dentição e encaminhá-la ao ortodontista.

Denomina-se Ortodontia Interceptora ou Interceptativa o tratamento realizado durante a dentição decídua ou mista. São, normalmente, intervenções  de curta duração que buscam diminuir a complexidade do problema e, na maioria das vezes, prepara para  uma segunda etapa de tratamento, após o estabelecimento completo da dentição permanente.

Veja no vídeo:




Para saber onde comprar as escovas Curaprox

http://curaprox.com.br/index.php/comprar/index

2 comentários:

chica disse...

Essa fase existe e temos que ter atenção sempre!! Belo post! bjs praianos,chica

Anônimo disse...

Não sabia que tinha esta expressão para esta fase! Laura já tem alguns dentões novos!!! E ficar de olho na escovação e alimentação tem que ser sempre! Beijo! Renata