domingo, 17 de janeiro de 2016

Acordar Flor





Para o dia ser feliz é necessário se acordar flor
Se fazer pétala e conversar com besourinhos 
Joaninhas e borboletas
Cantar uma canção embalada de natureza
Sintonia de brisa e ventania
Fazer de um botão de rosa um ninho
e delicadamente respirar néctar e sumos de vida
Hálito de bem-querer 
Pro dia nascer de verdade 
É preciso acordar a alma de leve
Deixando os sonhos encantados da noite
Ou os mais solitários
E encantar-se com cores de bom-dia
Exalando perfume e sonho verde
E sair voando com passarinhos
Na liberdade que o céu lhe revelou.

Paula Belmino

Essa é nossa inspiração para esse lindo ensaio da sobrinha Hadassa 4 aninhos num lugar rodeado de flores que aqui chamamos bom-dia ou boa-noite e com quem brincamos no poema. A boa-noite é uma flor resistente á seca e ao clima árido do Nordeste, floresce o ano todo e alegra nossa passagem pois brota em qualquer lugar.
Confere mais de nosso ensaio com essa gatinha em parceria coma  Elian que incentiva sempre o contato das crianças com a natureza para aprenderem e se desenvolverem





Para saber mais da flor


A Boa-noite é uma flor que se caracteriza por mesclar delicadeza e rusticidade, sendo ótima para quem deseja cultivar um jardim simples ao mesmo charmoso. Esta planta tem o nome científico de Catharanthus roseus, sendo conhecida popularmente como Vinca-de-gato, Vinca, Maria-sem-vergonha ou Vinca-de-madagascar, fazendo parte da família Apocynaceae, tendo haste mediana e botões com pétalas pequenas.
A planta Boa-noite tem a sua origem Cosmopolita Tropical, o que faz com que ela se adapte com facilidade às regiões que têm o clima Tropical, Subtropical, Temperado, Continental e Equatorial.boa noite flores
Normalmente, a flor atinge de 20 a 60 centímetros de altura, ocupando um espaço razoável para se desenvolver, podendo ser encontrada nas cores violeta, rosa e branca.
Quando a Boa-noite floresce?

As flores Boa-noite são rústicas, resistindo a todos os tipos de clima e características regiões, o que faz com que elas possuam um ciclo de vida perene, ou seja, conseguem florescer durante todo o ano e em grandes quantidades, uma vez que as sementes se espalham e se desenvolvem com facilidade.
Cuidados com o cultivo da flor Boa-noite

A Boa-noite é uma flor de aparência delicada, mas bastante rústicas, o que faz com que ela necessite de poucos cuidados no seu cultivo, sendo perfeita para almeja um jardim bonito, mas que não dê tanto trabalho. Para começar, escolha um local com espaço mediano para fixar a planta, pois ela vai crescendo e se multiplicando. Além disso, o ideal é que o solo não seja arenoso, devendo receber iluminação plena.boa-noite
Embora seja uma flor bastante resistente, a Boa-noite precisa ser regada, pelo menos, 2 vezes por semana, mas deve-se tomar cuidado para não encharcar o solo. Para obter flores mais bonitas, pode-se revirar a terra mensalmente e adicionar insumos naturais, o que contribui para renovar os seus nutrientes.
Dica para a flor Boa-noite:

A flor Boa-noite tem facilidade para atrair plantas daninhas ao seu redor, por isso, tem-se que fazer a limpeza do terreno com frequência.

4 comentários:

Arlete Mourige disse...

Olá! Linda menina ,linda flor ,lindo poema Enfim um post maravilhoso!Beijos

Maria Rosa Sonhos disse...

Lindas flores, Hadassa e as demais! Beijo! Renata e Laura

✿ chica disse...

Linda Hadassa e flores e ela está crescida! bjs, chica

Toninho disse...

Uma postagem linda e completa, poesia, imagens e aula.
Que linda menina num olhar lindo Paula.
Abraços.