sábado, 23 de abril de 2016

Semeando Livros






Oh! Bendito o que semeia

Livros à mão cheia
E manda o povo pensar!
O livro, caindo n'alma
É germe – que faz a palma,
É chuva – que faz o mar!


Castro Alves


Hoje é dia de festa e de muita comemoração , para a senhora Cicera Simões, minha mãe, que além de criar os filhos com luta e amor dedica já quase meio século a educar e alfabetiza, a contar histórias e a encher de lúdico e mágicas palavras o universo das crianças.
É mesmo uma data especial, dia mundial do livro, e também dia de seu aniversário que só poderia fazer jus a data tão significativa, levando a flor da imaginação crianças que lhe rodeia, com criatividade, amor e alegria, sem esperar reconhecimento e nem valorização, importando apenas a vitória das crianças alfabetizadas, amando os livros nas mãos e os olhos cheios de ternura ao ouvirem suas histórias.
Como na vida dos professores a falta de reconhecimento e valorização, o pouco material ou as grandes dificuldades na estrutura física não tem lhe abatido, pelo contrário tem lhe tornado cada dia mais perseverante, pois quem serve com amor enfrenta os maiores desafios para formar leitores.
Que seja por longos anos sua vida com saúde amor e paz, e frutos bons semeados nos corações dos educandos, das crianças que anseiam por histórias a ouvir, e a reescreverem. Esta é sua missão ainda por longo tempo: Semear amor e livros ao vento para cair na terra boa dos corações sedentos
Paula Belmino 










Felicidades Cicera Simoes mãe, avó,professora, educadora, e contadora de história, semeadora de sonhos e livros.

Mais da história dessa mulher:


A professora Cicera Simões da Silva é professora desde março de 1973, iniciando  sua atividade na Escola Municipal João XXIII com uma turma de 1 série, Ensinou também a jovens e adultos, mas sempre se sentiu realizada lecionando as crianças antes mesmo de trabalhar no município ensinou no extinto MOBRAL ( Movimento Brasileiro de Alfabetização) e já atuou ensinando a todas as séries, servindo com amor há mais 40 anos em nosso município Lagoa Nova. 


A professora Cicera Simões tem 63 anos e há mais de 40 dedica seu tempo a formar cidadãos e educar com amor e muita dedicação, o segredo de dar aula a tempo para ela sem se cansar e desistir da jornada é o amor pelas crianças e saber que não é só o professor quem ensina , mas ele também aprende com as crianças quando dá aula. 

Trabalhando em dois turnos, para ganhar mais e sustentar a família, nunca reclamou da porta que Deus lhe abriu, pois lutou para se tornar professora e o faz com zelo e afinco, mesmo sabendo das dificuldades, e reconhece ainda a falta de valorização do profissional, não tem do que reclamar na profissão, pois formou centenas de alunos que hoje são advogados, médicos veterinários, policiais e todos passaram pelas mãos de mestre. 

5 comentários:

chica disse...

Que beleza isso! Belo trabalho, exemplo e semeadura que tua mãe Cícera faz! PARABÉNS , felicidades sempre! bjs, às duas,chica

Toninho disse...

Meus parabéns à Cicera com esta bela historia de vida.
É muito lindo saber de alguém com esta nobre missão.
Causar emoções, levar emoções às pessoas e principalmente
às crianças, criando este amor pelos livros. O mundo assim fica mais bonito.
Que Show Paula e agora sabemos de sua inspiração.
Meu carinhoso abraço amiga e um especial à Cicera com um beijo no coração.

Ana Paula disse...

Sempre me emociona ao ver tua mãe, d. Cícera que esse belo dom e toda essa vontade e vitalidade em estar semeando no coração dos pequenos.
Muita saúde para ela.
Ficou lindo o seu post!
Parabéns!

Anônimo disse...

Nossos parabéns, dona Cícera! Parabéns duplo, pelo aniversário e pelo amor à tão nobre profissão, missão de educar. Muita saúde e alegrias. Beijos. Renata e Laura

Dra. Cristiane Grande Jimenez Marino disse...

Oi Paula,

Nossa que mulher especial é a sua mãe!
Parabéns a ela, muitos anos de vida saudável e feliz, semeando tanta beleza no coração das pessoas!
Grande abraço