sexta-feira, 9 de março de 2018

As Flores de Frida







As flores enfeitam sua cabeça
como para adornar a alma
sofrida, dolorida,
num lamento de dores e perdas
mas nunca, no entanto se queixa.
Pinta em tela sua dor
cenário de luto e sangue
e se faz forte em sua fraqueza
é mulher, a fina flor
mas é também asa
a voar sem pés
na imensidão da  poesia
no colorido da natureza
pintada em nostalgia,
Flores e bichos,
concreto e abstrato.
Assim fez da dor resistência
e empoderou-se Mulher
Forte, colorida Frida Kahlo
a nos dizer:
Seja tudo que sonhar e quiser ser!


Paula Belmino

E ainda sobre mulher, afinal todos os dias é da mulher, de lutar por seus direitos, par ser for e nunca frágil, se mostrar competente como poderia ser os homens, e sendo valorizada por tudo que é, levei par a escola o livro: Frida Kahlo da Coleção AntiPrincesas pela Editora Sur Livros para as crianças conhecer um pouco de sua história de vida, sua luta nunca se conformando em ser o que esperavam dela, mas enfrentando as dores e conflitos pela arte. 
Frida mesmo tendo a perna mais curta e manca por causa da sequela da poliomielite mostrou seu corpo e pintou sua dor em quadros que hoje são referência e famosos no mundo inteiro.
As crianças puderam ler a biografia, saber como era sua casa, o jardim de sua mãe, o motivo pelo qual ela se pintava com animais sempre perto e cercada de natureza para não se sentir só. Através da leitura compreenderam que ela mesmo ainda criança se impôs como mulher para se respeitada, lutando para estudar numa escola só para meninos.





Viram a técnica de pintura de Frida, o Autorretrato em que ela se pintava e se mostrava alma em pelo, dor e posicionamento para com a vida, sempre disposta a lutar pelo bem , não só para si mesma mas para o mundo, e das pessoas ao seu lado.
Além de ler e conversar, eles escreveram um texto sobre o que aprenderam com a artista Mexicana, fizeram a linha de tempo, usando-se da matemática para resolver situações problemas como quantos anos ela teria se estivesse viva? Com quantos anos Frida teve Poliomielite? Qual a diferença de meninos e meninas na escola? com quantos ans ela morreu? etc...
Depois puderam fazer o autorretrato de Frida usando lápis de cor e canetinhas e flores para o nosso cenário onde elas vivenciariam seus momentos de Frida e Diego Rivera





As crianças compreenderam como o Pai de Frida que era fotógrafo e gostava de pintar a influenciara, assim como o seu marido Diego Rivera que era também pintor, e os meninos puderam representar ao lado das Fridinhas o amigo esposo Diego

Vejam que lindos:










As crianças ficaram eufóricas e curiosas , desde ontem pedi para as meninas vir de tranças e roupa colorida, os demais acessórios trouxe e fomos todos juntos montando o cenário, para além da poesia e da vida exemplar de Frida para com a luta de respeito e valorização da mulher, compreender a arte como vivencia, sentimento, expressão.  Com a leitura do livro Frida Kahlo Antiprincesas  todos leram, conheceram, experimentaram, vivenciaram. As meninas com seus bigodes de canetinha CiS lavável, os meninos com seus paletós prontos para apresentar sua obra, e todos puderam nas palavras deles dizer:

As meninas com seus bigodes de canetinha Cis lavável puderam nas palavras deles dizer:

"Ela não se importava com que os outros pensavam"   Mateus

Ela não queria ser homem, mas mostrar que mulheres e homens podem fazer o que quiser " Ana Luiza

"Ela lutou com a dor, até a dor matá-la, ela era teimosa, mas nunca se entregou " Ana Clara

Continuaremos com arte, e leitura, poesia e incentivo à expressão e ao conhecimento com a obra de Frida que tem tanto a nos ensinar.

O livro Frida Kahlo de Nadia Fink e Pitu Saá é colorido, cheio de reflexões sobre suas obras, apresenta mais que a biografia da artista , mas desperta para a valorização da mulher, o conhecimento da obra de arte da artista, os costumes, suas preferências etc...




Mais sobre o livro?

EditoraSUR
ISBN9788556480002
Edição1º Edição
Páginas26 páginas
Ano de Publicação2015
AcabamentoBROCHURA
Dimensões1 x 21 x 21 (Altura x Largura x Comprimento)
Peso95g

Para comprar http://www.antiprincesas.com.br/

8 comentários:

_ Gil António _ disse...

Flores entre flores. Haverá flores mais lindas que as crianças?
.
Querendo ler é só clicar.
* Fogo de Amor: O Infinito da Mélica Ternura *
.
Votos de um dia feliz

Cidália Ferreira disse...

Sem palavras!! Brilhante publicação. As crianças são o melhor do mundo :)!

Beijo. Bom fim de semana.

Unknown disse...

Belissimo trabalho, no qual as crianças aprendem uma diversidade de coisas ao mesmo tempo. Se espressam com espontaneidade desenvolve o raciocinio, a criatividade, a leitura, a escrita e outros...

Pochemuchka disse...

Parabéns! Excelente trabalho com seus alunos. A dia (e a semana) da mulher é exatamente isso: um período para fazer reflexões sobre o papel das mulheres em nossa sociedade.

Pochemuchka disse...

Parabéns! Excelente trabalho com seus alunos. A dia (e a semana) da mulher é exatamente isso: um período para fazer reflexões sobre o papel das mulheres em nossa sociedade.

Anônimo disse...

Bom dia Paula,
Parabéns pela criatividade e abnegação em estimulara criatividade estas Os trabalhos ficaram primoroso, cada um com sua beleza específica. Bom domingo!

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Belíssimo trabalho! Ler e fazer as crianças vivenciarem o que leem é prazeroso e resulta numa aprendizagem significativa. Parabéns!
Beijos e uma semana abençoada!

Toninho disse...

Que trabalho lindo Paula
Amei as meninas FRIDA.
Você realmente se supera nesta nobre função.
Muito interessante o livro.
Que as mulheres cada dia mais estejam conscientes de seus direitos.
Parabéns
Abraços Paula