terça-feira, 22 de setembro de 2015

Pra Viver a Primavera




Eis que vem surgindo a primavera, estação repleta de encanto que adoça o coração dos poetas e que trás acalanto aos besouros, borboletas e libélulas. Mas não é apenas na primavera que se deve plantar, regar as plantas,  semear sementes, antes mesmo que ela chegue a gente vai podando folhas amareladas ou descompassadas, vai germinado a terra, deixando folhas caídas presentes ao pé de uma árvore, fortificando o solo e preparando pra vida, verdejando o espaço ao nosso redor com flores e sementes.
Cuidar da natureza é responsabilidade vital de cada um de nós e plantar árvores  é cada vez mais uma ação que implica em melhor benefício para a respiração, para filtragem de um ar tão poluído e de garantir sombra e ser casa para os passarinhos e ninho para tantos seres vivos em mesma importância do quanto é para nós seres humanos que delas tanto precisamos.
Plantar e semear sementes deve ser incentivado aos pequenos desde cedo numa ação conjunta com os pais e responsáveis num processo de absoluta certeza de bondade e necessidade para a sobrevivência, pois só cuidando da terra para o plantio que as crianças  vão aprendendo e compreendendo sobre a importância das plantas na nossa vida e na de nosso planeta. Começar uma horta no quintal ou plantar flores em pequenos vasos na janela, e até mesmo aproveitando um canteirinho no jardim de casa com flores coloridas , palmeirinhas e plantas da região além de ensinar a criança sobre suas características, reprodução e  cuidados necessários deixa a criança mais participativa nesse processo de cuidar do meio ambiente em que está inserida. Bem mais que ler apenas nos livros de ciências ou aprender memorizado na escola ou numa aula plantando um grão de feijão, ela aprenderá mais e terá gosto em plantar e acompanhar de perto  cada muda crescer, tocar a terra com as próprias mãos, sentir o cheiro das flores e folhas e saber o nome das plantas tornando-a  assim  um ser mais que observador, mas investigador e atuante no processo da vida que vai se constituindo junto com ela, crescendo juntas plantas e crianças e vivendo estações tão belas como a primavera. Compreenderá assim os ciclos da vida e suas características quando chega o verão, dias mais quentes e as plantinhas precisarão mais de água e cuidado,e poderá entender quão importante é economizar e usar racionalmente a água, e chegando o outono ver as plantas perdendo folhas poderá sentir com elas que a vida é um processo de metamorfose que nem sempre é cheio de cor , mas um ciclo onde o que parece morto pode retomar a viver, reproduzir-se e criar novos caminhos para retornar a florir, algumas plantas até florescerão,assim como na vida, nem tudo que fere mata. O inverno pode ser estiado ou chover pouco e as plantas e crianças sobreviverão mediante ao contato do amor e da presença viva de cuidados e afetos doados. Aprendendo com as plantas a criança perceberá que ao chegar a primavera e o tempo florido é sinal de vida, mas de um processo de adubação, ,semeadura de boas sementes, remédios  e cuidados que a criança crescida ou já adulta será mais responsável e atuante junto á natureza e guiará seus herdeiros ao plantio e ao verde por excelência. E eis aqui o real sentido de desde pequeno educar a criança a cuidar de árvores , flores e sementes: guiar mudas para uma nova reprodução é garantir que vida floresça seja qual for o tempo ou a estação vivida.


Paula Belmino

As fotos da Alice plantando num canteiro em nossa casa, já temos palmeirinhas crescidas e hoje foi a vez de flores. E a primeira plantinha jasmim de noiva  que pantamos já está bem maior que ela olha só:



Alice usa:

Conjunto Beijinho
Colete Look Jeans
Tiara Bola Boneca

2 comentários:

Anônimo disse...

Linda primavera enfeitada pela Alice e pela educação ambiental. Beijo! Renata e Laura

Anônimo disse...

Que lindo brinde à Primavera, um post que expressa com sábias palavras a importância da conscientização das crianças pelo dever do aprender a amar e cuidar das plantas com o devido carinho.

bjs!