segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Transtorno obsessivo compulsivo é foco em livro voltado para crianças


Pensamentos indesejados
Conflitos
Falta de controle dos próprios instintos
Sentimentos tristes
Pensamentos e atos repetitivos
medo, receios, desequilíbrio
Sintomas do transtorno obsessivo compulsivo.

Paula Belmino

TOC : Aprendendo sobre pensamentos desagradáveis e os comportamentos repetitivos de Juliana Braga Gomes e Cristiane Flôres Bortoncello pela Sinopsys Editora
Pensamentos indesejados, sentimentos que causam medo, obsessões, compulsões e comportamentos realizados frequentemente para se livrar ou evitar são alguns dos sintomas do TOC
Um mal que afeta 100 milhões de pessoas no mundo e que também acomete a infância ou adolescência,
A criança sem saber como se portar frente aos obstáculos e problemas que enfrenta tem dificuldades de enfrentamento e resolver seus conflitos internos podendo se deparar com um quadro de frustrações e pensamentos indesejados que alterem sua saúde psicológica.
.
O livro trata de maneira lúdica o transtorno que pode ser mantido pela vida inteira caso não seja tratado trazendo danos e prejuízos a saúde e a vida e busca auxiliar na psicoeducação do transtorno e no seu tratamento. Mostra sintomas e a maneira certa de lidar com eles além de servir de identificação para a busca de ajuda de um profissional


Estudos revelam que o transtorno obsessivo compulsivo (TOC) afeta cerca de 2 a 3% da população geral, em cifras, estima-se que mais de 100 milhões de pessoas no mundo inteiro sejam portadoras da doença, que também acomete o público infantil. É comum o TOC iniciar na infância ou na adolescência. Ele se caracteriza pela presença de obsessões, que são pensamentos ou imagens, intrusivos e indesejados, que causam medo e/ou desconforto, e compulsões, que são os comportamentos realizados frequentemente para se livrar ou evitar as obsessões. O tema é o foco central do livro ‘TOC: Aprendendo sobre os pensamentos desagradáveis e os comportamentos repetitivos’, uma obra da Sinopsys Editora.

Devido ao TOC ter um curso crônico e frequentemente progressivo, pode causar sofrimento significativo, muitas vezes interferindo no rendimento escolar, nas relações sociais e no relacionamento familiar. É importante ressaltar que a criança ou adolescente não se envolve nos rituais porque quer, mas porque não sabe resolver a situação de outra forma. A família sofre junto, pois na maior parte das vezes acaba tendo dificuldades no manejo com as situações que se apresentam.

Escrito pelas especialistas em terapia cognitivo-comportamental, Juliana Braga Gomes e Cristiane Flôres Bortoncello, a obra aborda, de maneira lúdica, o transtorno que, muitas vezes, inicia na infância ou adolescência e tende a se manter ao longo da vida se não tratado, trazendo prejuízos significativos na qualidade de vida. “O livro tem como objetivo auxiliar na psicoeducação do transtorno e no tratamento”, salienta Juliana. Ela acrescenta que o livro apresenta os principais tipos de sintomas do TOC e ensina ao leitor a maneira correta de responder aos sintomas. “Se o seu filho se identificar com o conteúdo apresentado neste livro, busque ajuda de um profissional capacitado para que ele possa realizar uma avaliação e, se necessário, iniciar o tratamento para o TOC”, acrescenta a autora. 

Sobre as autoras:


Juliana Braga Gomes - Psicóloga e Pedagoga. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental. Mestre em Ciências Médicas: Psiquiatria- UFRGS. Doutora em Ciências Médicas: Psiquiatria. Sócia fundadora e Vice-Presidente da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS) gestão 2016-2019.


Cristiane Flôres Bortoncello - Psicóloga. Terapeuta com Certificação pela FBTC. Membro fundadora e presidente da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS) gestão 2016-2019. Mestre em Psiquiatria. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental.

O livro estará sendo lançado amanhã em Porto Alegre:

 



 A Sinopsys Editora e as autoras Cristiane Flôres Bortoncello e Juliana Braga Gomes convidam para o lançamento e sessão de autógrafos do livro: “TOC: APRENDENDO SOBRE OS PENSAMENTOS DESAGRADÁVEIS E OS COMPORTAMENTOS REPETITIVOS”.
Será dia 30/08, das 19h às 21h, na Livraria Cultura do Shopping Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, 80, Piso 2 – Porto Alegre/RS).

3 comentários:

chica disse...

Que bela dica, um tema a ser tratado desde crianças...Legal! bjs, chica

Toninho disse...

TOC deve ser mais explorado e conhecido, pois as vezes fica confuso e pode-se cair no erro de ter uma analise errônea da pessoa, neste caso ter sempre a ajuda de especialistas.
Muito boa apresentação Paula e indicação.
Linda semana para voces.
Abraços.
Bju de paz amiga.

Renata disse...

É preciso saber deste assunto tão delicado, os professores devem estar atentos a fim de poderem auxiliar as famílias na procura do tratamento. Beijo! Renata e Laura