A poesia deve ser levada
aos quatro cantos
em asas de fadas
e de borboletas
e de borboletas
azuis, amarelas,
em aquarela.
Poesia assoviada
Poesia assoviada
cantada,
entregue aos
aos recantos do mundo
pelo vento
ofertada,
numa doação de ternura
misturando-se ao brincar
brincadeira
brincadeira
com as palavras e as emoções.
A poesia doada e intensa
A poesia doada e intensa
sobre o ser, o viver, o aprender
desde a aurora da infância
à maturidade
na poesia sempre renascer.
Paula Belmino
Hoje nossa aula foi bem diferente levamos a poesia de Roseana Murray numa troca com a Educação Infantil, na Escola Maria de Lourdes. As criança lá estão também trabalhando o projeto Vivenciando o olhar sensível e poético de Roseana Murray, e nós na Escola Francisco Jerônimo o projeto: Suspirando Poesia. Para uma educação de sensibilidade e expressão, onde a leitura ganhe asas e nos enleve para desenvolver habilidades e competências
Juntamente com a professora de Sala de Leitura Vitória Lópes envolvemos além de meus alunos, outras turmas da escola para irmos lá recitar, vivenciar, brincar, se envolver e aprender com as crianças menores.
Chegamos lá e apresentamos uma criança vestida de Roseana, mas antes mesmo uma foto da autora e só depois a menina, perguntamos de onde a escritora era e só assim eles viram Ravana, e ficaram enlouquecidos com a semelhança, além de que hoje Ravana recitou asa de borboleta azul do livro: Classificados poéticos pela Editora Moderna
O aluno Davi recitou: Precisa-se de uma bola de cristal
Eu virei uma bruxa e mexi e remexi o caldeirão, li e brinquei com o poema caldeirão da bruxa ,e as crianças demonstraram muita euforia com os ingredientes horripilantes do sopão da bruxa, e demostraram amar amar uma bruxa, bem como uma fada.
Isso sim é vivenciar as diferenças, respeitar a diversidade.assim como foi o momento deles conhecerem Luiz, aluno cadeirante, que ama ler e ouvir histórias e incluso que se transformou em duende para vivenciar o poema: Casinha na árvore do livro: Brinquedos e Brincadeiras. Editora Moderna
Joaninhas e linhas do Livro Caixinha de Música
Casa de avó com a aluna Ketyllin bem fantasiada, e olhe que quando voltamos para a escola não tirou a fantasia, ficou de bengala e tudo na hora do recreio e merenda. isso é poesia!
E mais poesia:
Compro gavetas do Classificados Poéticos
Maria Luiza recitou: Compro um barco cheio de vento
Asa de borboleta azul pela aluna Bianca do 2ª ano
Receita de se olhar no espelho com estripulias dos meninos
E todos juntos recitaram Casa na àrvore
E depois de toda beleza vivida pela poesia as crianças puderam se socializar brincando no parque, conhecendo um ao outro, se colocando no lugar de cada um, vivendo o prazer de conviver, aprender com o outro, a empatia e a amizade
E todos queriam brincar com Roseana Murray
2 comentários:
Muito boa sua atividade amiga.
Eu que a acompanho por longo tempo nesta missão aplaudo todas as suas atividades e aqui por esta inclusão na formação do Luiz. O Brasil precisa copiar estas ações que não se vê nas cidades grandes onde os cadeirantes sofrem todos os tipos de dificuldades para terem acesso às escolas.
Meus parabéns e parabéns à estas crianças em bela performance de leitura.
Carinhoso abraço e prossiga amiga.
Paula querida, você é uma grande profissional em educação e esse amor pelo que faz é grandioso e faz a diferença. Intercâmbio literário, as crianças aprendem e ensinam, começam a fazer parte da sociedade letrada com amor e responsabilidade. Encantada! parabéns!
Abraços
Estamos com internet na biblioteca onde trabalho, ente um tempinho e outro, tento fazer as visitas.
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