Sob a frondosa sombra do Tambor
Um misto de paz e privilégio
Um presente de Deus por certo
Brisa e canção de passarinhos
Em folhas abertas para receber a luz do sol
Frutas em forma de coração pincelando de marrom o verde tamboril.
Descansar ali os pensamentos
E perceber como cresce para o céu
Sem ver as dificuldades da terra
Sem se preocupar com a pouca água,
Ou com quem lhe observa como eu
Vai subindo, anseia chegar ao topo
Cada vez mais vistosa e robusta
Seu troco abraça a terra e muitos insetos que nele se reproduzem.
De sua madeira que imita sons, ali no silêncio a criança a brincar
Conhece a natureza e seus mistérios
E sob a frondosa árvore quer morar
No pé de tambor uma batucada a fazer
Entre folhas, passarinhos e formigas quer viver.
Sombra fresca para a gente crescer e se deliciar
Imitando da árvore o exemplo:
Apenas para cima olhar!
Vencendo obstáculos e desafios
E de tudo uma música tocar.
Paula Belmino
A inspiração do ensaio em parceria com a Elian e a Pé com Pé Calçados de hoje vem da nossa visita ao sítio de uma amiga onde tem um "Pé de Tambor" majestoso e verdejante em pleno sertão.O cenário perfeito para combinar com o look da coleção Alto verão Friends Of Nature da Elian que se inspira nas aventuras das crianças em meio a natureza, desbravando lugares, brincando no parque ou com os animais, desenvolvendo-se de maneira lúdica e saudável.
Alice ficou encantada para conhecer mais da planta e sua cultura. pena na hora não conseguimos fotografar suas frutas em forma de coração, mas prometo depois voltarmos lá.
Saibam mais sobre a árvore Tambor
O tamboril é uma árvore decídua e frondosa, que alcança de 20 a 35 metros de altura e de 80 a 160 de diâmetro de tronco. Suas folhas são alternas, bipinadas (recompostas), com 3 a 7 pares de pequenos folíolos oblongos. Apresenta copa ampla, com ramificação cimosa e raízes longas e calibrosas. As inflorescências surgem na primavera e são do tipo capítulo, globosas, com cerca de 10 a 20 flores brancas. Os frutos que se seguem são vagens, recurvadas e semilenhosas, em formato de rim ou de orelha, o que rendeu a esta espécie diversos nomes populares. Eles surgem verdes e se tornam pretos em junho e julho, quando amadurecem. Cada fruto pode conter de 2 a 12 sementes, brilhantes e de cor marrom.
O tamboril ocorre naturalmente em florestas pluviais e semidecíduas do norte ao sul do Brasil. É uma árvore que fornece boa sombra na primavera e verão e perde suas folhas no inverno, deixando a luz do sol passar. Desta forma ela é bastante apropriada para arborização de regiões com estações bem marcadas. É uma espécie pioneira, de rápido crescimento inicial e muito rústica, apropriada para áreas de reflorestamento. Sua madeira é leve, macia, pouco resistente e utilizada para o fabrico de canoas, caixotaria em geral, brinquedos, compensados, etc. As saponinas encontradas nos frutos e na casca são aproveitadas para produção de sabões.
Deve ser cultivada sob pleno sol, em solo fértil, preferencialmente úmido e irrigado no primeiro ano de implantação. Multiplica-se por sementes. Após a quebra da dormência com desponte, escarificação, ácido sulfúrico ou água, as sementes germinam em 10 a 20 dias. Elas devem ser semeadas em saquinhos preparados com solo adubado. Após 4 meses em viveiro, sob meia-sombra as mudas já podem ser plantadas no local definitivo.
- Nome Científico: Enterolobium contortisiliquum
- Nomes Populares: Tamboril, Araribá, Árvore-das-patacas, Cambanambi, Chimbó, Chimbuva, Flor-de-algodão, Orelha-de-macaco, Orelha-de-negro, Orelha-de-onça, Orelha-de-preto, Pacará, Pau-de-sabão, Pau-sabão, Tambaré, Tamboi, Tambor, Tambori, Tamboril-do-campo, Tamboril-pardo, Tamborim, Tamburé, Tamburil, Tamburiúva, Tambuvé, Tambuvi, Timbaíba, Timbaúba, Timbaúva, Timbaúva-branca, Timbaúva-preta, Timbíba, Timbó, Timboíba, Timborana, Timbori, Timboril, Timboúba, Timboúva, Timbuíba, Timburi, Timburil, Timbuva, Vinhática-flor-de-algodão, Ximbiuva, Ximbó, Ximbuva
- Família: Fabaceae
- Categoria: Árvores, Árvores Ornamentais
- Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Subtropical, Tropical
- Origem: América do Sul
- Altura: 9.0 a 12 metros
- Luminosidade: Sol Pleno
- Ciclo de Vida: Perene
Alice usa:
Conjunto de bata em tecido e legging Elian coleção Alto Verão 2015
5 comentários:
Adorei as fotos e poesia, linda árvore! E saber sobre el, tri legal! Valeu! Lindo domingo! bjs, chica
Muito bom aprender com vc! Bjs
Uma sombra gostosa dessa descansa mesmo os pensamentos. Alice enfeita bem a natureza. Beijo! Renata
Quantos segredos esta senhora centenária não tem guardados, alguns tristes outros sonhos, perspectivas, esperanças de felicidade, adorei as fotos e a poesia a Alice está linda em seu look, bjos Luconi
Não conhecia esta arvore resistente na sua formação. As fotos ficaram lindas da Alice admirada esbanjado sua graça e beleza.
Grato pela apresentação Paula.
Meu terno abraço.
Beijo
Postar um comentário