domingo, 9 de novembro de 2014

Meu Pé de Tambor









Sob a frondosa sombra do Tambor
Um misto de paz e privilégio
Um presente de Deus por certo
Brisa e canção de passarinhos
Em folhas abertas para receber a luz do sol
Frutas em forma de coração pincelando de marrom o verde tamboril.





Descansar ali os pensamentos 
E perceber como cresce para o céu
Sem ver as dificuldades da terra
Sem se preocupar com a pouca água,
Ou com quem lhe observa como eu
Vai subindo, anseia chegar ao topo
Cada vez mais vistosa e robusta
Seu troco abraça a terra e muitos insetos que nele se reproduzem.






De sua madeira que imita sons, ali no silêncio a criança a brincar
Conhece a natureza e seus mistérios
E sob a frondosa árvore quer morar
No pé de tambor uma batucada a fazer
Entre folhas, passarinhos e formigas quer viver.



Sombra fresca para a gente crescer e se deliciar
Imitando da árvore o exemplo:
Apenas para cima olhar!
Vencendo obstáculos e desafios
E de tudo uma música tocar.


Paula Belmino



A inspiração do ensaio em parceria com a Elian e a Pé com Pé Calçados de hoje vem da nossa visita ao sítio de uma amiga onde tem um "Pé de Tambor" majestoso e verdejante em pleno sertão.O cenário perfeito para combinar com o look da coleção Alto verão Friends Of Nature da Elian que se inspira nas aventuras das crianças em meio a natureza, desbravando lugares, brincando no parque ou com os animais, desenvolvendo-se de maneira lúdica e saudável.

Alice ficou encantada para conhecer mais da planta e sua cultura. pena na hora não conseguimos fotografar suas frutas em forma de coração, mas prometo depois voltarmos lá.






Saibam mais sobre a árvore Tambor
O tamboril é uma árvore decídua e frondosa, que alcança de 20 a 35 metros de altura e de 80 a 160 de diâmetro de tronco. Suas folhas são alternas, bipinadas (recompostas), com 3 a 7 pares de pequenos folíolos oblongos. Apresenta copa ampla, com ramificação cimosa e raízes longas e calibrosas. As inflorescências surgem na primavera e são do tipo capítulo, globosas, com cerca de 10 a 20 flores brancas. Os frutos que se seguem são vagens, recurvadas e semilenhosas, em formato de rim ou de orelha, o que rendeu a esta espécie diversos nomes populares. Eles surgem verdes e se tornam pretos em junho e julho, quando amadurecem. Cada fruto pode conter de 2 a 12 sementes, brilhantes e de cor marrom.
O tamboril ocorre naturalmente em florestas pluviais e semidecíduas do norte ao sul do Brasil. É uma árvore que fornece boa sombra na primavera e verão e perde suas folhas no inverno, deixando a luz do sol passar. Desta forma ela é bastante apropriada para arborização de regiões com estações bem marcadas. É uma espécie pioneira, de rápido crescimento inicial e muito rústica, apropriada para áreas de reflorestamento. Sua madeira é leve, macia, pouco resistente e utilizada para o fabrico de canoas, caixotaria em geral, brinquedos, compensados, etc. As saponinas encontradas nos frutos e na casca são aproveitadas para produção de sabões.
Deve ser cultivada sob pleno sol, em solo fértil, preferencialmente úmido e irrigado no primeiro ano de implantação. Multiplica-se por sementes. Após a quebra da dormência com desponte, escarificação, ácido sulfúrico ou água, as sementes germinam em 10 a 20 dias. Elas devem ser semeadas em saquinhos preparados com solo adubado. Após 4 meses em viveiro, sob meia-sombra as mudas já podem ser plantadas no local definitivo.

  • Nome Científico: Enterolobium contortisiliquum
  • Nomes Populares: Tamboril, Araribá, Árvore-das-patacas, Cambanambi, Chimbó, Chimbuva, Flor-de-algodão, Orelha-de-macaco, Orelha-de-negro, Orelha-de-onça, Orelha-de-preto, Pacará, Pau-de-sabão, Pau-sabão, Tambaré, Tamboi, Tambor, Tambori, Tamboril-do-campo, Tamboril-pardo, Tamborim, Tamburé, Tamburil, Tamburiúva, Tambuvé, Tambuvi, Timbaíba, Timbaúba, Timbaúva, Timbaúva-branca, Timbaúva-preta, Timbíba, Timbó, Timboíba, Timborana, Timbori, Timboril, Timboúba, Timboúva, Timbuíba, Timburi, Timburil, Timbuva, Vinhática-flor-de-algodão, Ximbiuva, Ximbó, Ximbuva
  • Família: 
  • Categoria: 
  • Clima: 
  • Origem: 
  • Altura: 
  • Luminosidade: 
  • Ciclo de Vida: 

Alice usa:
Conjunto de bata em tecido e legging Elian coleção Alto Verão 2015
Sandália coleção verão 2015 Pé com Pé calçados
Tiara flor Bola Boneca Kids

5 comentários:

chica disse...

Adorei as fotos e poesia, linda árvore! E saber sobre el, tri legal! Valeu! Lindo domingo! bjs, chica

Unknown disse...

Muito bom aprender com vc! Bjs

Anônimo disse...

Uma sombra gostosa dessa descansa mesmo os pensamentos. Alice enfeita bem a natureza. Beijo! Renata

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Quantos segredos esta senhora centenária não tem guardados, alguns tristes outros sonhos, perspectivas, esperanças de felicidade, adorei as fotos e a poesia a Alice está linda em seu look, bjos Luconi

Toninho disse...

Não conhecia esta arvore resistente na sua formação. As fotos ficaram lindas da Alice admirada esbanjado sua graça e beleza.
Grato pela apresentação Paula.
Meu terno abraço.
Beijo