quarta-feira, 21 de junho de 2017

Romeu e Julieta



O inverno chegou, mas na nossa escola é sempre primavera
com muita leitura, cor, brincadeira, releitura, pintura, ludicidade.

Por aqui chegou um lindo presente: O livro Romeu e Julieta de Ruth Rocha pela Editora Salamandra, que o grupo Semear livros nos mandou para levar pra escola, mas claro Alice leu, precisou tirar uma casquinha e toda a magia dessa linda história, que se passa num reino onde os jardins eram separados por canteiros, organizados por cor, cada cor só abrigavam flores e borboletas da mesma cor, e nenhuma podia visitar os caneiros diferentes.
Os personagens principais duas borboletinhas engraçadas: Romeu do canteiro azul e Julieta toda amarelinha.
O sonho de Julieta era sair voando por ali, mas a mãe dizia loo que era perigoso,
Romeu vivia fazendo acrobacias, sabia voar como nenhum outro inseto de asas, mas também só voava no próprio limite, o canteiro azul.
Certo dia o amigo ventinho convidou ás escondidas Romeu para ir conhecer Julieta e juntos foram dar uma volta na floresta e ai começa a descoberta, a aventura, o observar coisas estranhas para eles, abertos apenas para o próprio mundinho.


Uma historia linda que as crianças na escola ficaram encantadas e propus logo uma sequencia didática com leitura, releitura por eles, lendo uns para os outros, em voz alta, fazendo a voz dos personagens.




Teve interpretação oral e escrita, a roda de conversa sobre desobedecer aos pais e sair sem avisar, dar atenção a estranhos, a importância de saber se localizar, e saber seu endereço enfim, boas reflexões sobre segurança, e também sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente para que as borboletas possam viver e produzir frutos, uma vez que são responsáveis pela polinização, além de amizade, diversidade, respeito etc...



As crianças desenharam


E também fizeram seus fantoches de dedo, usando papel e trabalhando o conceito matemático de simetria na prática, pois as crianças fizeram a dobradura e depois precisaram fazer os dois lados iguais para simbolizar os personagens unidos


E ainda teve a roda com intuito de incentivar a oralidade e a expressividade das crianças dando cada uma sentido á história com sequencia lógica e enriquecendo assim o vocabulário, aprendendo mais sobre flores que eles nunca viram como o miosótis que aparece no texto.

Ainda depois disso teremos mais atividades como texto fatiado para colocar a sequencia, reescrita do texto da maneira como compreenderam, caça-palavras, cruzadinha, e encenação, escrita das cantigas de roda que aparecem no texto.

Aula leve, lúdica, interativa e com real aprendizagem!!

Assistam a contação da história pelas crianças:



E ouçam na voz da autora Rut Rocha

2 comentários:

chica disse...

Lindo presente esse livro da Ruth Rocha...Fotos e momentos lindos! Bom inverno e continuem coloridos!! bjs, chica

Renata disse...

Aqui em casa somos fãs desta autora, Ruth Rocha! Beijo. Renata e Laura