terça-feira, 10 de outubro de 2017

Haicobra (Dica de Livro)












Uma cobra que faz confusão
Solta cobras e lagartos
Não é boitatá não!

Uma cobra grande
arrepia a gente
Seria Norato então?

Uma cobra que traz diversão
de papel e poesia
uma cobra de imaginação.

É lúdica e animada
não é de fazer malcriação
brinca com as palavras e incentiva a criação.

Paula Belmino

Assim é Haicobra  o novo livro de Fábio Maciel com ilustrações de Márcio Sno pela editora Bambolê pra trazer muito encanto para os leitores, o livro é uma terna brincadeira escrito com pequenos versos como os haicais e vai fazendo a brincadeira com a palavra cobra e seus sentidos.
O livro chegou por aqui autografado pelo autor e trouxe imaginação e magia pra sala de aula. As crianças criaram seus haicais, seus Haicobras usando papel e ilustraram, depois foram deixar as cobrinhas no jardim, apresentar aos colegas, ler um para os outros, pois por aqui leitura e escrita andam sempre juntos e eu sempre incentivo o ler em voz alta, o apresentar, o incentivo à criação, por mais simples que seja, e na falta de tudo, usamos o pouco que temos como apenas papel e lápis de colorir pra fazer magia, o importante de tudo isso é que as crianças sonham, escrevem, desenvolvem habilidades.
E eu me emociono em proporcionar tão pouco e elas me darem tanto.
Vejam as produções das crianças:

















As crianças estão adorando poder criar seus Haicais, claro que não se prendem a métricas e contagem de sílabas , vale apenas a imaginação e a escrita, na hora de corrigir erros ortográficos fazemos juntos depois com ditados,atividades que os ajudem a ajustar a pauta falada à escrita, sem deixar que a verdadeira leitura literária d~e lugar apenas a exercícios ortográficos ou ensino de gramática. Viver a leitura, a interpretação, a poesia e a brincadeira  vem em primeiro lugar na nossa escola.


Para conhecer mais do livro:






Autor: Fábio Maciel
Ilustrações: Márcio Sno

Páginas: 14
Formato: 16,2 x 11,6 cm
Editora: Bambolê
ISBN: 978-85-69470-25-0
 
Cobra é um bicho que dá medo. Mas a palavra também pode assumir outros sentidos. Nestes bem-humorados haicais, o tradicional poema japonês de três versos, a criança se surpreenderá durante e após a leitura, porque o livro é, literalmente, uma grande brincadeira.

3 comentários:

chica disse...

Mas que legal deve ser esse livro e a criançada toda com suas cobras do mato! Adorei! Criatividade sempre!beijos, chica

Fabio Maciel disse...

Paula, lindo o trabalho.
Muito obrigado por compartilhar essa experiência
Parabéns !
Abraços
Fabio

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Sua criatividade é ilimitada e conduz as crianças para incorporar a poesia no dia a dia.
Abraços fraternos!