terça-feira, 17 de outubro de 2017

Aranha Dailili (Dica de Livro)





Um livro é um poço de criatividade.
Um livro é uma ferramenta pra inventar
e se apropriar do novo.
Um livro é um novelo de ideias,
é uma teia que nos dá liberdade de ir onde quiser tecendo os sonhos.
Um livro é a possibilidade do brincar e aventura-se no inimaginável.


Paula Belmino

Quer ver as crianças sorrirem  e ter a total liberdade para brincar, criar, inventar, e imaginar? É ler um livro, mais que ler um livro é deixar que sonhem e brinquem. O livor é um brinquedo feito de letras como bem colocou Rubem Alves e é essa magia que tento levar diariamente pra sala de aula onde as crianças estão se  alfabetizando. Mais que aprender conceitos ou decorar fonemas, as crianças leem por prazer, aliam a leitura literária com a poesia do vivenciar, brincar, criar.
Toda vez que leio um livro faço uso de caras e bocas, de sons, recrio os personagens, dou importância para a releitura das crianças sem esteriótipos
Ontem lemos a historia do livro Aranha Dailili de Leticia de Luciana Savaget com as belas ilustrações de Patrícia Melo pela Editora ZIT

O engraçado que criamos a aranha com recorte e colagem cada um de seu modo, com giz de cera, fazendo olhinhos, boquinha e ai perceberam que numa das ilustrações viam so 6 partas, ai quiseram logo saber se eram 6 ou 8 pares, como se chama as patas e que servem para sentir e injetar veneno.



As crianças puderam compreender que as aranhas são aracnídeos, fizeram a pesquisa sobre a quantidade de patas, descobriram que elas não possuem antenas e como sentem o cheiro, de que se alimentam, mas além de todo conhecimento científico as crianças puderam idealizar no tecer da teia da aranha a poesia do tempo, da criatividade, do gostar de fazer algo.

Aula divertida com pesquisa e criatividade.
As aranhas depois ficaram obre a mesa observando as crianças estudarem e eles levam a fantasia bem á sério. Basta um vento na sala soprar a aranhinha e eles creem que elas querem passear.

Depois de ler elas desenharam e escreveram como viam Dailili, na escola incentivo o reescrever, usando o próprio entendimento do texto








Ainda estaremos estudando sobre os aracnídeos e a Aranha Dailili está no coração das crianças, afinal é uma aranha brincalhona e esperta.
Para conhecer e adquirir o livro:




https://ziteditora.com.br/produto/aranha-dailili/

2 comentários:

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Que aula mais legal!!! Com certeza as crianças assimilaram todo o conteúdo e enriqueceram seus vocabulários, além de exercitar a imaginação, visto que leitura é uma ferramenta fértil para agilizar pensamentos e criar imagens a partir do que se leu e entendeu. Amei a postagem!
Beijos carinhosos!

Anônimo disse...

Muita divertida e criativa aula! Beijo. Renata e Laura