quinta-feira, 24 de maio de 2018

Semana Mundial do Brincar com José de Castro





Brincar é direito, 
é aprender
é se socializar.
Brincar é se desenvolver,
Brincar é sonhar.
É resolver conflitos,
é fantasiar
Brincar é ir além do infinito,
Brincar é imaginar.
É crescer sem deixar 
de ser criança
é promover competencias
e valorizar a infância.
Brincar é pura poesia
é colorida esperança
de um futuro mais bonito
com adultos saudáveis
por brincarem enquanto 
são crianças.

Paula Belmino




A edição de 2018 da Semana Mundial do Brincar (SMB) acontece entre 20 e 28 de maio. Desta vez, o tema gira em torno da corporeidade da criança e também do que vai além da matéria e mergulha na essência: “Brincar de Corpo e Alma”. É um chamado sobre a importância da criança estar inteira na brincadeira, na vivência e no desenvolvimento de seu ser e estar. Assim, trabalhar respeito, responsabilidade, individualidade, criatividade e ludicidade com o corpo.

Esse movimento é promovido pela  Aliança pela Infância é um movimento internacional por uma infância digna e saudável. Em outras palavras, um movimento pelo encantamento do nosso olhar sobre a criança para que ela viva a infância em sua plenitude.


Na escola não poderia ser diferente eu incentivo o ler como brincar, este ano o tema é Brincar de corpo e alma, com intuito de trabalhar os sentidos e o sentimento, o corpo, os movimentos, em toda sua espontaneidade, brincar livre , aprender brincar sem brinquedos, saber sentir o mágico da vida.






Iniciamos a semana com atividades de leitura com poemas de brincar, afinal como já disse Rubem Alves: Ler é brincar, e assim lendo o livor de José de Castro: Poemas brincantes as crianças puderam ler, se expressar, resgatar as brincadeiras antigas, experimentar no pátio algumas que nunca brincaram, incluir, valorizar, se socializar, ter livre acesso ao seus sentido, no espaço da escola que por vezes é sério demais e impõe limites para tantas horas sentados.

Vejam algumas atividades brincantes inspiradas no livro de José de Castro
 Poemas Brincantes

As crianças puderam correr, ser gato e rato, se esconder,


olha o avião de papel na roda, e fazer ciranda , cantar e dançar


ler, escrever,  desenhar, colorir,








 jogar  em duplas, trios, quartetos




E continuaremos até o fim do mês, ou melhor brincando sempre de poesia, com as palavras, com o corpo , com a alma, e assim aproveitando livros que falam de brincar para desenvolver o gosto pela poesia, pela leitura, pelo belo,e encantando o imaginário.Aguardem mais novidades da Semana Mundial do brincar

"Ler é brincar." Rubem Alves

"Ler é mais que uma prática, ler é um exercício de amor." Paula Belmino



2 comentários:

chica disse...

|DOREI! Desde sempre penso, ajo e falo que crianças devem ser crianças e muito brincar!!! LINDO! bjs, tudo de bom,chica

Cidália Ferreira disse...

Mais uma brilhante postagem!! Amei

Beijinhos. Bom fim de semana!