Borboleta amarela na praça para alegrar as flores e as crianças
Aluno Lucas mãos de borboleta branca
Trabalhar com poesia é mais que ensinar arte, é
sensibilizar, é explorar os sentimentos nas crianças, é emocionar, é vê-los desenvolver a linguagem e
a oralidade e expressar-se com gestos, teatro, cantarolarem e se inundarem de
cultura. Estamos trabalhando a obra de Vinicius de Moraes em comemoração ao seu
centenário. Hoje me emocionei muito ao ouvir uma mãe dizer que a filha dela
queria ser minha filha. O motivo: Por que ela sabe que eu tenho muitos livros,
que a Alice ler bastante. Que sempre está rodeada de poesias, de fotografias de
arte.
Tenho tentado levar mais arte e cultura não somente ás
crianças mais também ás suas famílias. Que o pintar e se lambuzar de tinta não
é se sujar , mas expressar-se, desenvolver
a criatividade, interagir com o que se estuda, construir o conhecimento
de forma lúdica e significativa.
Que ler 10 minutos que
seja para a criança e escuta-la
ajudando-a a fazer a tarefa de casa não é tempo perdido, é ganho e que é o hoje
e o agora quem faz a história de nosso futuro ser promissor e interessante. Que
vale a pena perguntar ao filho o que ele
aprendeu na escola e se emocionar com
ele e aprender com ele para juntos construímos uma educação eficaz , um saber
globalizado , onde o aluno, a família e a escola são unidas pelos laços da
leitura e do prazer
Quero trazer ás minhas crianças novidade de vida, pingos de
otimismo, versos cheios de ternura.
Observo á minha volta o quanto professores colegas se
esforçam para dar mais de si, muitas vezes sem recursos, mas sem lhes faltar a
boa vontade, e vejo que eu nada ainda tenho doado. Quero fazer o melhor, não
para mim, não para mostrar aos outros, mas para estas crianças que pouco ou
nada tem em casa em se tratando de
literatura. São ainda excluídas desse mundo artístico onde pintores, artistas plásticos, escritores e
poetas brilham. Então vamos da maneira que podemos incluí-las. Levar a arte, a
poesia , a fotografia, o mundo mágico do faz de conta, e da fantasia para
dentro da sala de aula e mudar essa realidade.
Hoje terminamos de trabalhar o poema as Borboletas, eles
puderam ler e construir o texto com
palavras soltas em um texto fatiado, explorar as cores, pintando-se, usando máscaras
de borboletas, recitar, ouvir e cantar a
canção As borboletas de Adriana Calcanhoto por Vinicius de Moraes, através do
computador e assim puderam ver além do
que a visão limitada de apenas ler a poesia lhes daria.
Durante a semana fizeram
dobraduras e atividades com material
reciclado, quebra-cabeças pois são
métodos super importantes para se trabalhar o raciocínio lógico, a noção de
espaço, construção de conceitos matemáticos e para finalizar
o tema fomos á praça observar borboletas
e flores, pois é em contato com a natureza que a criança aprende a conviver e a
respeitá-la.
Paula Belmino
Vejam o vídeo das crianças felizes se expressando , brincando, cantando e aprendendo:
Vejam o vídeo das crianças felizes se expressando , brincando, cantando e aprendendo:
2 comentários:
Lindas fotos e trabalhar com elas faz bem,não é? beijos,chica
Que lindaaaaaaaasss crianças amiga,adorei....vc sempre nos supreendendo,bjos e que Deus te abç sempreee!!! mamãe Alessandra Aversa
Postar um comentário