terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

A natureza da Poesia








Ah! A delicadeza que a poesia traz à alma
O sonho de abraçar o mundo
O viajar por meio do livro para mundos distantes
Tocar o céu
Ir ao fundo do mar
Desenvolver intimidade com versos e rimas
E dar significado à poesia viva pelo poema
Sim, o poema é a materialização da poesia
O dito pelo bem dito, falado, e impulsionado com muitas vozes a beleza do mundo
a natureza a florescer e criar-se em jardim dentro de nós.
Por meio da poesia podemos acordar pra dentro e fluir em encantamento
Em multifacetadas almas a voar sem sair do lugar.

Paula Belmino

Parafraseando Mário Quintana: Ler é acordar-se para dentro e sonhar, transformar-se a si e a própria realidade.

Por aqui as aulas ainda não iniciaram, voltamos de férias e encontramos as crianças  ansiosas para estudar, mas que por problemas de estrutura as escolas ainda estão em manutenção, e como educadora e apaixonada pela poesia e pela  leitura , ansiosa que sou, não poderia deixar os tantos livros lindos que por aqui chegaram encostados na poeira, convidei amigas da Alice, ex-alunas, vizinhas, primas e tivemos uma manhã de leitura, onde cada um pôde ler livre, os que leem convencionalmente lendo para os demais, os que ainda não leem convencionalmente com intervenção, e fazendo a leitura de imagem e as suas próprias inferências ao livro, sem medo de errar, sem pressão, ler por prazer, sentir o cheiro dos livros, brincar.
Escolhi a colcha de retalhos confeccionada ano passado com as crianças cheia de poesia e distribui os livros que as editoras parceiras nos enviaram, as crianças amaram muitos entre eles: O peixinho de São Francisco de Luís Pimentel, Gato Sapeca de Valéria Souza os dois pela editora Rovelle, e aproveitei para que como o livro é com frases curtas todos pudessem ler, dividindo assim o livro de forma que todos pudessem participar da leitura e sempre intervindo , ajustando o falado ao escrito, já que essa é a estratégia de que melhor se usa para aprender a ler, lendo , de memória, partindo do senso comum, do que a criança já sabe para desenvolver habilidades e capacidades de analisar, inferir ideias, fazer a analogia do que ler ao seu significado e assim interpretar. esses dois livros, O peixinho de São Francisco, e Gato sapeca falam sobre animais e meio ambiente, uma maneira de incentivar as crianças desde cedo a cuidar do planeta, e a amar e respeitar os animais.
Além desses leram: As peripécias de Florbela de Claúdia Rodrigues, ouvindo a interpretação que a pequena Hadassa deu ao livro com o conhecimento que já tem da história.
Entre outros livros ali acolhidos os do escritor Lalau e Laurabeatriz  Beleza Marinha, também leva a criança de maneira lúdica e com versos criativos e cheios de alegria a perceber a importância de se preservar a vida marinha, conhecendo alguns animais em risco de extinção.
Sobre amor de mãe e avós os livros da Editora Adonis renderam muita interação e comparações com as mães , tias e avós de cada criança.



Ler é a forma mais plena de conhecer e enriquecer o vocabulário e o repertório das crianças, levando a elas o amor pelos livros e por tudo em volta , a natureza, os animais, a vida.












Por fim as crianças leram o que mais lhe chamou a atenção, sem tempo, sem pressão, ler para brincar, aprender significativamente , ler e sonhar.
Ainda dispostos na roda livros de Eloí Bocheco: Rua âmbar, 
Bem Poesia , de minha autoria que leram a história de um outro gato, o Damião.
A aranha tatanha, do livro Versos de Nem-te-ligo de Maria Helena Zancan Frantz pela editora Physalis 
Alguns sobre medos infantis e comportamento da Editora Synopsis que logo mostro aqui 
Entre  outros da editora Adonis e Rovelle
E também o livro que ler gente de Alex Gomes, esse logo tem interação linda por aqui a lhe apresentar.
A decoração ficou à cargo das  bonecas Marias da artista Maria Cininha do Estúdio MariaCininha   que logo aparecerão mais por aqui!!!


Ler em todo tempo, para todas as idades, em qualquer lugar!

Pedacinhos de leitura:



Com mediação para as crianças que ainda não leem convencionalmente, cada uma divide um pedaço da história, e essas fazem a leitura de imagem e assim vão construindo a leitura, de forma produtiva aproximando as hipóteses silábicas , onde todos leem sem medo de errar,pois aqui o erro é o ponto de partida para acertar e aprender de verdade.
Usamos o livro: Gato sapeca de Valéria Souza pela @editora.rovelle

O livro com frases curtas conta a história de amizade entre um menino e um gato levado

Trabalhamos o respeito aos animais e o valor da amizade verdadeira e ninguém ficou de fora da roda de leitura.







Paula Belmino

4 comentários:

Silvanio Alves disse...

Parabéns pela iniciativa lúdica, poetisa e Professora Paula Belmino! A leitura expande a forma de compreensão do mundo em que vivemos, do universo e colabora na interação social e coletiva! Perfeito!"

Ana Paula disse...

Que cantinho mais especial!
Ainda mais com essa colcha de retalhos e esses olhinhos ávidos das crianças pela leitura! Coisa boa essa iniciativa.
Por aqui as aulas já começaram. Beijo!

Toninho disse...

É muito lindo Paula esta sua dedicação para com a leitura destas crianças.
O seu amor pela poesia é um encanto que encanta que a rodeia e ou segue pelas redes.
Uma pena o descuido dos governantes com as escolas, aqui na Bahia também milhares de alunos não puderam ter acesso às escolas pela mesma falta.
Lamentável um país que não prioriza a educação.
Meu abraço amiga.
Bju na Alice e Hadassa.

Renata disse...

Que encanto esta roda de leitura cheia de delicadezas! Beijo. Renata e Laura