Ah! A delicadeza que a poesia traz à alma
O sonho de abraçar o mundo
O viajar por meio do livro para mundos distantes
Tocar o céu
Ir ao fundo do mar
Desenvolver intimidade com versos e rimas
E dar significado à poesia viva pelo poema
Sim, o poema é a materialização da poesia
O dito pelo bem dito, falado, e impulsionado com muitas vozes a beleza do mundo
a natureza a florescer e criar-se em jardim dentro de nós.
Por meio da poesia podemos acordar pra dentro e fluir em encantamento
Em multifacetadas almas a voar sem sair do lugar.
Paula Belmino
Parafraseando Mário Quintana: Ler é acordar-se para dentro e sonhar, transformar-se a si e a própria realidade.
Por aqui as aulas ainda não iniciaram, voltamos de férias e encontramos as crianças ansiosas para estudar, mas que por problemas de estrutura as escolas ainda estão em manutenção, e como educadora e apaixonada pela poesia e pela leitura , ansiosa que sou, não poderia deixar os tantos livros lindos que por aqui chegaram encostados na poeira, convidei amigas da Alice, ex-alunas, vizinhas, primas e tivemos uma manhã de leitura, onde cada um pôde ler livre, os que leem convencionalmente lendo para os demais, os que ainda não leem convencionalmente com intervenção, e fazendo a leitura de imagem e as suas próprias inferências ao livro, sem medo de errar, sem pressão, ler por prazer, sentir o cheiro dos livros, brincar.
Escolhi a colcha de retalhos confeccionada ano passado com as crianças cheia de poesia e distribui os livros que as editoras parceiras nos enviaram, as crianças amaram muitos entre eles: O peixinho de São Francisco de Luís Pimentel, Gato Sapeca de Valéria Souza os dois pela editora Rovelle, e aproveitei para que como o livro é com frases curtas todos pudessem ler, dividindo assim o livro de forma que todos pudessem participar da leitura e sempre intervindo , ajustando o falado ao escrito, já que essa é a estratégia de que melhor se usa para aprender a ler, lendo , de memória, partindo do senso comum, do que a criança já sabe para desenvolver habilidades e capacidades de analisar, inferir ideias, fazer a analogia do que ler ao seu significado e assim interpretar. esses dois livros, O peixinho de São Francisco, e Gato sapeca falam sobre animais e meio ambiente, uma maneira de incentivar as crianças desde cedo a cuidar do planeta, e a amar e respeitar os animais.
Além desses leram: As peripécias de Florbela de Claúdia Rodrigues, ouvindo a interpretação que a pequena Hadassa deu ao livro com o conhecimento que já tem da história.
Entre outros livros ali acolhidos os do escritor Lalau e Laurabeatriz Beleza Marinha, também leva a criança de maneira lúdica e com versos criativos e cheios de alegria a perceber a importância de se preservar a vida marinha, conhecendo alguns animais em risco de extinção.
Sobre amor de mãe e avós os livros da Editora Adonis renderam muita interação e comparações com as mães , tias e avós de cada criança.
Ler é a forma mais plena de conhecer e enriquecer o vocabulário e o repertório das crianças, levando a elas o amor pelos livros e por tudo em volta , a natureza, os animais, a vida.
Por fim as crianças leram o que mais lhe chamou a atenção, sem tempo, sem pressão, ler para brincar, aprender significativamente , ler e sonhar.
Ainda dispostos na roda livros de Eloí Bocheco: Rua âmbar,
Bem Poesia , de minha autoria que leram a história de um outro gato, o Damião.
A aranha tatanha, do livro Versos de Nem-te-ligo de Maria Helena Zancan Frantz pela editora Physalis
Alguns sobre medos infantis e comportamento da Editora Synopsis que logo mostro aqui
E também o livro que ler gente de Alex Gomes, esse logo tem interação linda por aqui a lhe apresentar.
A decoração ficou à cargo das bonecas Marias da artista Maria Cininha do Estúdio MariaCininha que logo aparecerão mais por aqui!!!Ler em todo tempo, para todas as idades, em qualquer lugar!
Pedacinhos de leitura:
Com mediação para as crianças que ainda não leem convencionalmente, cada uma divide um pedaço da história, e essas fazem a leitura de imagem e assim vão construindo a leitura, de forma produtiva aproximando as hipóteses silábicas , onde todos leem sem medo de errar,pois aqui o erro é o ponto de partida para acertar e aprender de verdade.
Usamos o livro: Gato sapeca de Valéria Souza pela @editora.rovelle
O livro com frases curtas conta a história de amizade entre um menino e um gato levado.
Trabalhamos o respeito aos animais e o valor da amizade verdadeira e ninguém ficou de fora da roda de leitura.
Paula Belmino
4 comentários:
Parabéns pela iniciativa lúdica, poetisa e Professora Paula Belmino! A leitura expande a forma de compreensão do mundo em que vivemos, do universo e colabora na interação social e coletiva! Perfeito!"
Que cantinho mais especial!
Ainda mais com essa colcha de retalhos e esses olhinhos ávidos das crianças pela leitura! Coisa boa essa iniciativa.
Por aqui as aulas já começaram. Beijo!
É muito lindo Paula esta sua dedicação para com a leitura destas crianças.
O seu amor pela poesia é um encanto que encanta que a rodeia e ou segue pelas redes.
Uma pena o descuido dos governantes com as escolas, aqui na Bahia também milhares de alunos não puderam ter acesso às escolas pela mesma falta.
Lamentável um país que não prioriza a educação.
Meu abraço amiga.
Bju na Alice e Hadassa.
Que encanto esta roda de leitura cheia de delicadezas! Beijo. Renata e Laura
Postar um comentário