quarta-feira, 28 de junho de 2017

Cadê a escola que estava aqui?






Um livro que inspira a curiosidade, esse é o: Cadê a escola que estava aqui? De Cesar Cardoso com ilustrações de Lúcia Brandão pela Editora Biruta nossa parceira aqui no blog.

Uma história contada em versos que falam de uma escola que sumiu de um dia para o outro. 
Os personagens? Uma menina e um menino, esse último vai pra escola quando de repente ela não está mais lá, e começa a aventura, procura em meio ao nevoeiro, passa por tempestades, e já só o menino andando sente fome, come o lanche quando encontra uma menina, também perdida a procurar pela escola. Os dois seguem caminho, subindo morro, atravessando riacho, quase de cabeça pra baixo, buscando por todo lugar. 
Aquela bela escola onde estará?


Iniciamos a sequencia didática sobre diversidade, e nada melhor que a escola para tratarmos sobre diferenças, respeito, combate ao bullying, que acontece principalmente nos corredores da escola.
Recebemos o livro da Editora Biruta no momento certo e nos serviu de muita alegria, as crianças adoraram viajar com o menino pela imaginação em busca da escola, e depois de ouvir e aprender a história as crianças produziram suas releituras, primeiro usando a escrita em versos, ou não.





E depois de escrever e lermos para a turma alguns dos textos reescritos por eles, as crianças puderam fazer a animação da história em 3 D usando cartolina e papel, desenhando eles mesmos, o cenário e os personagens para em casa recontar a história para os familiares.




E aliado sempre ao livro didático fizemos roda de conversa sobre inclusão, respeito ás diferenças, e durante essa semana fomos lendo sempre e interpretando, trabalhando a ortografia dentro do texto, com correções individuais, ou coletivas e um colega sempre ajudando o outro, como deve ser saber ser parceiro e solidário, usando ditados, cruzadinhas , e listas sobre como deve ser a escola de nosso sonho.


Os textos das crianças sobre a nossa escola me surpreenderam pois todas falam que amam ler, e que adoram a aula porque leio muito, e eles escrevem. Então nessa escola estou indo bem não é?








Assistam só a interação das crianças e se inscrevam no nosso canal


Para saber mais e comprar  o livro:



http://www.blogbirutagaivota.com.br/sem-categoria/cade-a-escola-que-estava-aqui/







Um comentário:

chica disse...

Um livro instigante, faz pensar! Muito legal deve ser! bjs, chica