quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Lindo de se olhar (Dica de Livro)






Coisa boa é ser agraciado com livros que nos encanta!

Chegou aqui em casa os novos lançamentos da editora parceira Bambolê e encantou a Alice, a vovó, os primos e claro já foi conosco para a escola.



O livro Lindo de se olhar de Cecília Botana pela editora Bambolê com ilustração linda de Tânia Rici narra a história de um menino assustado numa noite, ao ver um monstro na janela, por outro lado o monstro também se assusta com o menino, parece ser uma fera, um ao outro vão se desenhando , se descobrindo, e o medo cada vez mais pregando uma peça nos dois. Que monstro seria esse capaz de se achegar tão perto?
O menino pega depressa suas armas, capa de super herói e espada luminosa, mas é uma tremedeira só, é risco demais se aproximar. O monstro por sua vez se esconde nas nuvens, no vento que voar...Uma noite confusa, que a mamãe precisa ajudar. O que será?


Olha a vovó lendo para a neta:




Estamos trabalhando sistema solar, as fases da lua, e o livro Lindo de se olhar chegou na hora certa. 



As crianças ouviram a história, relacionaram seus medos infantis com o do personagem, identificaram a fase da lua na história, fizeram reescrita do texto, ilustraram, pesquisaram em revistas velhas, e recortes sobre o sistema solar e a lua, e ainda usamos plástico bolha que veio acomodando os livros para a aula de artes, onde as crianças reproduziram a ilustração de acordo com a imaginação de cada. Bastou um pouco de atenção e cuidado, o material reciclado, um pouco de tinta guache e giz de cera, elas sentiram a textura, um objetivo de trabalho com formas geométricas, esferas, circunferências, que começamos na aula passada com a poesia bolhas de Cecília Meireles, para que pudessem identificar as figuras planas, e os sólidos geométricos, tudo atrelado ás disciplinas de artes, ciências, geografia, matemática.







 Dentro da proposta de incentivar leitura e escrita numa forma de escrita autônoma e que a criança sinta prazer em criar seus próprios textos, sempre incentivo que reescrevam como entenderam, que mudem o final, que criem seus próprios contos, que façam cartas, bilhetes, listas, frases. Tenho percebido muito avanço nessa forma de usar os livros , ler em voz alta para eles, deixar que leiam com as crianças, mesmo sendo um livro somente, deixo em duplas, quando terminam a atividade podem ler no cantinho da leitura e essa intermediação tem dado muitos frutos.
Olhem só a escrita de alguns:






Associado ainda ao livro didático sobre a primeira viagem do homem a lua e ao espaço. 
Uma aula mágica e super produtiva com liberdade de expressão e que favorece a socialização e a experimentação do novo e do conhecimento lúdico.




Uma aula super produtiva!!!


Para saber mais:




E se um monstro aparecesse olhando fixo para você, bem na sua janela? E se, por outro lado, esse monstro também estivesse assustado, pois jurava ter visto uma fera selvagem?
Esta linda história narra, pelo ponto de vista de dois personagens, como eles enxergam um ao outro.
Às vezes, só precisamos olhar bem, para enxergar os problemas da forma correta.
Autor (texto): Cecilia Botana
Autor (ilustrações): Tânia Ricci
Temas: Fantasia - Medo - Natureza
Áreas de conhecimento: Língua Portuguesa - Ciências
Páginas: 24
Formato: 20 x 20 cm
Editora: Bambolê
ISBN: 978-85-69470-07-6




Compre aqui o livro:




3 comentários:

Silvanio Alves disse...

Linda resenha, poetisa! O livro é um passaporte que conduz ao conhecimento! Bela aula e sábia forma de envolver as crianças na leitura pedagógica! Perfeito! Parabéns!!

Renata disse...

Realmente uma aula mágica! Beijo. Renata e Laura

www.maesemfronteiras.com.br disse...

Amo livros infantis por isso, sempre trás coisas boas, ensinamentos e aprendizagens até mesmo para os adultos...
Aprendemos tanto com leituras e filmes infantis...

E como rendeu a leitura, em casa, com a família e na escola...
Bjs
Ju