domingo, 25 de maio de 2014

Semana Mundial do Brincar. Vamos brincar lá fora?



Hoje se inicia a Semana Mundial do Brincar! O brincar é para todos, é a arma mais poderosa para que as crianças aprendam, valores, regras e desenvolvam a afetividade e a socialização, além é claro de aprender  a conviver em grupo e desenvolver talentos, refletir sobre regras e normas, aprender a resolver conflitos e tantas outras habilidades e competências que são alcançadas pelo simples fato do brincar, seja na escola ou com um adulto numa atividade dirigida, seja na brincadeira livre. Não importa também o brinquedo, as crianças não precisam dos brinquedos mais caros, elas querem é brincar, correr, pular, seja com corda, seja com obstáculos, seja empinar pipa, fazer bolhas de sabão. O importante é brincar com seu filho, com os vizinhos dele, ter um momento sem televisão, sem computador, e ir para a rua brincar de bicicleta, de bolinha de gude, de pega varetas,ler um bom livro, fazer uma visita a um parque da cidade para correr e se exercitarou a uma biblioteca para conhecer histórias que ainda não se ouviu falar e tantas outras atividades e brincadeiras lúdicas.
Que tal escolher este domingo para ensinar a seu filho ou a uma criança qualquer uma brincadeira de nosso tempo?

Lembro com saudade das brincadeiras de rua:

Roubar bandeira . Uma espécie de brincadeira que se divide em dois grupos e  um tenta roubar a bandeira do lado oposto e ganha quem conseguir o maior número de pontos.
Outra brincadeira legal era jogar pedras que muitos conhecem como 5 Marias Cinco pedrinhas ou saquinhos cheios de arroz são o material necessário para a brincadeira conhecida como Cinco-marias. Este é o nome dado ao jogo em que os participantes lançam saquinhos ou pedrinhas para o alto e têm de apanhar outras do chão. Há variações de regras e etapas, mas são comuns o número de peças (cinco) e os lançamentos para o alto.
Além destas brincadeiras existem as tradicionais faz de conta , de panelinha, casinha, mamãe e filhinha, montar quebra-cabeça, uma infinidade de oportunidades de unir pais e filhos e ajudar as crianças a viver uma infância feliz e longe do consumismo, uma vez que para brincar  não é preciso comprar nada, apenas ter a disponibilidade para criar, inventar, sonhar e ser criança de verdade

Mais algumas brincadeiras:

Brincar de Boneca


Ler um bom livro


Fazer bolhas de sabão


Jogos de empilhar, montar


Faz de conta, fantasia


Correr, pular, saltar obstáculos, brincadeira do saco


Subir em árvore, vencer obstáculos, escalar...


Esconde esconde



Bambolê e tantas outras.
O importante é brincar.

Paula Belmino
*As fotos da Alice são de diferentes amigos fotógrafos que além de fazer fotos lindas são compromissados com a infância e defendem o brincar em seus trabalhos, nada de poses e crianças mini adultos, mas sendo elas sempre inocentes, puras, crianças de verdade. Os créditos estão no final do post
Conheça mais sobre a Semana do Brincar...






O que é

Esta semana é muito importante para a Aliança pela Infância, pois é uma mobilização que reúne diferentes atores, como pais, educadores, médicos, comunicadores, instituições privadas, representantes de instituições governamentais, entre outros. Juntos, realizamos um conjunto de ações com o objetivo de ressaltar a importância do Brincar na sociedade.

O que é a Semana Mundial do Brincar?

Uma semana de mobilização promovida por todos os núcleos da Aliança pela Infância no Brasil e nos municípios parceiros que compartilham conosco suas experiências.

São manhãs e tardes de brincadeiras abertas para a comunidade, palestras e ciclos de debates, sempre com o tema do brincar, realizados graças a uma série de articulações.

Objetivo

Contribuir para o aumento da sensibilização e da consciência sobre a importância do brincar e o respeito que devemos ter por esta ação e compartilhar o impacto das consequências de termos cada vez menos tempo para esta ação na infância.

Por quê?

A Aliança pela Infância no Brasil tem divulgado e incentivado a comemoração do Dia internacional do Brincar, desde sua criação. Para esta rede, o movimento que dissemina o Brincar é extremamente importante, pois acredita que as crianças precisam de tempo para ser crianças.
Como o movimento vem crescendo a cada ano, a comemoração do Dia Internacional do Brincar também se ampliou e conquistou cada vez mais adesões e parcerias, tendo se transformado na Semana Nacional do Brincar em 2010.
A Semana Mundial do Brincar é uma campanha de mobilização social de grande relevância para o trabalho da rede no Brasil. A Aliança pela Infância tem acompanhado o curso que este evento tem tido no país e seus desdobramentos. Acredita que ainda há muito por fazer neste âmbito, pois se trata da garantia de um dos direitos essenciais das crianças.

Como acontece?

São manhãs e tardes com oficinas e espaços abertos para brincadeiras, música, artes plásticas, teatro, danças, circo, leitura, contação de histórias, manifestações culturais tradicionais e atividades livres em espaços lúdicos com brinquedos não estruturados. Também há para adultos, a  organização de palestras e debates sobre este tema.
As comemorações ocorrem em todos os núcleos da Aliança pela Infância e nos municípios que entram em contato com a gestão nacional da Aliança pela Infância, para desenvolverem ações em parceria. Para isso precisamos garantir que:
  • A participação nesta comemoração seja gratuita para todos;
  • As ações desta semana permitam a união de pessoas de idades e culturas diferentes;
  • O brincar seja tratado como uma ação com um fim em si mesma;
  • As ações desta semana promovam o brincar sob todas as suas formas: brincadeiras, momentos com brinquedos diferenciados, jogos de tabuleiro, jogos ao ar livre, brincadeiras tradicionais, e iniciativas como exposições, palestras, debates;
  • Nesta semana, nossos esforços sejam focados em promover a prática do brincar em espaços públicos e privadosinstituições,escolas, na rua e na família.

Público-alvo

Crianças de até 12 anos de todas as classes sociais.

Beneficiários diretos

Crianças que participam diretamente dos eventos.
Adultos que participam acompanhando as crianças.

Beneficiários indiretos

Crianças que não participaram diretamente, mas que convivem com pessoas que participaram e que costumam replicar as brincadeiras e atividades significativas.

Execução

  • Identificar os locais em que o evento vai ocorrer, em parceria com a Aliança pela Infância;
  • Organizar e articular estas ações com o núcleo local da Aliança pela Infância – caso haja um no município;
  • Convidar profissionais de áreas diferentes para atuar voluntariamente na Semana do Brincar;
  • Definir a agenda;
  • Divulgar o evento em rede nacional por meio da gestão da Aliança pela Infância;
  • Identificar parceiros potenciais no local para execução em conjunto das ações;
  • Consolidar, com parceiros locais e nacionais, o apoio com a presença de monitores, segurança e equipe de saúde para a realização dos eventos;
  • Elaborar e executar a sistematização das ações que compõem a semana;
  • Acompanhar o número de crianças e adultos atendidos.

Onde se realiza?

Independentemente do local onde você esteja, basta apenas desejar fazer parte desta ciranda de pessoas conectadas ao mesmo objetivo: promover a consciência sobre a importância do brincar para todos os cidadãos.
Seja você também um voluntário nesta jornada em defesa de um dos direitos mais preciosos da infância!
Para mais informações, entre em contato conosco.
alianca@aliancapelainfancia.org.br
+55 11 3578 5004 / 5001

**Fotos da Alice por :
Ivelise Medeiros Fotografias
Laudiane Lira Fotografias

2 comentários:

✿ chica disse...

Lindas fotos ,iniciativa e brincadeiras bem legais!!vale muito brincar! bjs,chica

Ana Paula disse...

Como ficaram lindas as fotos da Alice brincando! Nas ruas em muitas cidades já não dá mais para brincar, mas há tanta diversão por aí e em nossa própria casa.
Sempre estimular a brincadeira!