quinta-feira, 8 de maio de 2014

Coração de Mãe (dica de Livro para o dia das mães)





Está chegando o dia das mães, mas se pensarmos bem todo dia é dia de mãe, dia de beijo, de abraço de oferecer a nossa rainha nosso sentimento em prosa e verso, em desenhos, em ações, oferecer a ela nosso coração.
Trago a dica de m livro lindo que fala sobre  o  afetuoso coração maternal em sintonia com seu filho. É o Coração de Mãe de Isabel Minhós Martins, da mesma autora que ano passado trabalhei com meus alunos o "P de Pai" no dia dos pais,e  agora este em vídeo, slide e as crianças se emocionaram muito, fizeram interpretação oral e  depois confeccionaram lindos cartões e ensaiaram uma coreografia para apresentar para suas mães no final da aula amanhã.

Vejam que lindo:




Pra saber mais:

Os cardiologistas e outros cientistas fizeram por estes dias uma descoberta que veio espantar o mundo. Ao observarem, ao detalhe, um coração de mãe descobriram que este órgão não é apenas um músculo que bate sem parar... mas sim um lugar mágico onde acontecem as mais extraordinárias das coisas.
Mas como?
Os cientistas descobriram que o coração de mãe está ligado a cada coração de filho por um fio fininho, quase invisível. E é por causa desse fio que tudo o que acontece aos filhos, faz acontecer alguma coisa no coração de mãe. Querem ver?
“Quando os filhos dão gargalhadas,
o coração de mãe até canta.
Quando um filho está triste,
o coração de mãe parte-se em mil bocadinhos.
Quando um filho fica doente,
o coração de mãe fica às pintinhas (e muito mais pequenino…).
Mas o coração de mãe volta a crescer
quando um filho se sente finalmente melhor!”

O grande mérito deste livro está na sua capacidade de evocação simbólica, no saber dizer sem o anunciar, trocando o excesso de sentimento pelas entrelinhas da linguagem. Texto e ilustração brincam na página e completam-se sem sobreposição de virtuosismos, interpretando toda a plasticidade metafórica do objeto em causa. Também por causa de livros assim “as mães são cada vez mais belas”, como no poema de Herberto Hélder.
Carla Maia de Almeida, revista LER, setembro de 2008

 Editora Planeta Tangerina 

3 comentários:

Maurélio disse...

Muito interessante o artigo.
Coração de Mãe é o órgão mais sensível do corpo, beijos

Maurélio disse...

Lindíssima mensagem,beijos

Ana Paula disse...

Ah esse fio invisível que nos liga aos filhos!
Lindo, lindo Paula!
Amei. Beijo.