quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Poesia no Varal




Poesia na escola
Na roda
Em volta do jardim
Nas portas,
Na biblioteca
Pendurada no varal
Esperando quem recolha
Quem estenda
Que se surpreenda
Que vista a camisa da leitura
Uma poesia de varal
Linda, branca, pura
Capaz de ofuscar a vista 
e molhar de ternura o coração.
Poesia no varal
Pra todos poderem estender seus versos
E sentimentos,
Repletos de emoção!

Paula Belmino

Foi com o intuito de levar a leitura de forma prática que cheguei e pedi as crianças que trouxessem uma camiseta usada que pudesse riscar. Todos ansiosos o que sairia da minha bolsa cheia de bugigangas. Ferro de passar, pegadores de roupa, lixa de parede, giz de cera e livro.O livro Tá pronto seu lobo e outros poemas de Eloí Bocheco que já citei aqui tantas vezes. Um livro lindo, cheio de poesia para brincar, com cantorias, com canções de ninar, com parlendas, com paráfrases e enfeites da infância.
Tenho por missão ler todo começo de aula e sempre e constante e fazer com que e tudo no mais simples que houver e for a aula as crianças sintam o encantamento, a sensibilidade, um solo fértil para cidadania e dias melhores, num futuro plantado na memória afetiva de cada criança. Assim li alguns poemas para eles, os que eles já conheciam, outros que ainda não tinham lido, em voz alta, com entonação, brincando com as palavras, interrogando, fazendo eles sorrirem e interagirem com o livro. Depois a vez deles, cada um estendia sua camiseta no varal. Eles diziam: Parece nossa mãe estendendo roupa, eu disse que a aula seria poesia no varal e foi. cada um com sua lixa ilustrou a poesia que mais gostou, pôde reler na sua mesa e desenhar na lixa com giz de cera, ao término retiravam as camisetas lisas e  sem vida do varal e eu passava o ferro com estampa linda criadas por eles, e eles retornavam a estender no varal. A sala ficou um lindo quinta, um lindo varal de amor, arte, cultura, poesia e tudo criado por eles mesmo.

Foi uma festa total!!

Assim vamos semeando sementes de esperança, plantando poesia no coração, gerando sentimentos e expressões e levando à famílias pois sim, depois eles leem para os pais e eu repasso via whatszap o trabalho para que se aproximem cada dia mais da escola o do processo lúdico da aprendizagem.

Vejam só:












Para comprar o livro:

http://www.saraiva.com.br/ta-pronto-seu-lobo-e-outros-poemas-8063902.html

5 comentários:

chica disse...

Muito legal isso e elas devem ter adorado! Boa ideia! bjs, chica

eloielisabete@uol.com.br disse...

Me encanto com a tua criatividade para criar climas lúdicos e envolver as crianças. Maravilhoso! Amei e idolatrei! Beijo grande

Renata disse...

Imagino a festa! Que aula fantástica! É assim que se aprende, pela afetividade. Beijo! Renata e Laura

www.maesemfronteiras.com.br disse...

Nossa, que atividade gostosa.
As crianças amam arte, pintar...
Ler e criar coisas bacanas assim, é o melhor jeito de ensinar...
Parabéns Paula...
Bjs
Ju

Toninho disse...

Eu fico encantado com sua dedicação e criatividade
para com estes alunos, bem como a inclusão da Alice e sobrinhos Amom e Hadassa,
que estão sempre envolvidos nos processos de atração à leitura e cutura.
Abraços