segunda-feira, 27 de maio de 2013

Semana do Brincar



Mais legal que brincar, é aprender brincando! Embarque na semana do brincar!

Mas o que é a semana do Brincar?

Uma semana de mobilização promovida por todos os núcleos da Aliança pela Infância no Brasil e nos municípios parceiros que compartilham conosco suas experiências.
São manhãs e tardes de brincadeiras abertas para a comunidade, palestras e ciclos de debates, sempre com o tema do brincar, realizados graças a uma série de articulações.
Objetivo
De que brincar estamos falando?
O brincar em que acreditamos é:
Por quê?
Como acontece?

  • A participação nesta comemoração seja gratuita para todos;
  • As ações desta semana permitam a união de pessoas de idades e culturas diferentes;
  • O brincar seja tratado como uma ação com um fim em si mesma;
  • As ações desta semana promovam o brincar sob todas as suas formas: brincadeiras, momentos com brinquedos diferenciados, jogos de tabuleiro, jogos ao ar livre, brincadeiras tradicionais, e iniciativas como exposições, palestras, debates;
  • Nesta semana, nossos esforços sejam focados em promover a prática do brincar em espaços públicos e privadosinstituições,escolas, na rua e na família.
Público-alvo
O objetivo é ressaltar para os adultos a importância do brincar na sociedade além de promover uma interação entre pais e filhos.
O objetivo é ressaltar para os adultos a importância do brincar na sociedade além de promover uma interação entre pais e filhos.

Contribuir para o aumento da sensibilização e da consciência sobre a importância do brincar e o respeito que devemos ter por esta ação e compartilhar o impacto das consequências de termos cada vez menos tempo para esta ação na infância.
—  Atividade essencial com fim em si mesma
—  Instrumento de expressão e desenvolvimento da criança
—  Resgate cultural das brincadeiras de rua e vivências lúdicas
—  Fonte de aprendizado, transmissão de saberes e de educação para todos
—  Expressão cultural que promove encontros entre membros de gerações diferentes
—  Criador de vínculos sociais e de comunicação
—  Lazer e fonte de prazer
A Aliança pela Infância no Brasil tem divulgado e incentivado a comemoração do Dia internacional do Brincar, desde sua criação. Para esta rede, o movimento que dissemina o Brincar é extremamente importante, pois acredita que as crianças precisam de tempo para ser crianças.
Como o movimento vem crescendo a cada ano, a comemoração do Dia Internacional do Brincar também se ampliou e conquistou cada vez mais adesões e parcerias, tendo se transformado na Semana Nacional do Brincar em 2010.
A Semana Mundial do Brincar é uma campanha de mobilização social de grande relevância para o trabalho da rede no Brasil. A Aliança pela Infância tem acompanhado o curso que este evento tem tido no país e seus desdobramentos. Acredita que ainda há muito por fazer neste âmbito, pois se trata da garantia de um dos direitos essenciais das crianças.
São manhãs e tardes com oficinas e espaços abertos para brincadeiras, música, artes plásticas, teatro, danças, circo, leitura, contação de histórias, manifestações culturais tradicionais e atividades livres em espaços lúdicos com brinquedos não estruturados. Também há para adultos, a  organização de palestras e debates sobre este tema.
As comemorações ocorrem em todos os núcleos da Aliança pela Infância e nos municípios que entram em contato com a gestão nacional da Aliança pela Infância, para desenvolverem ações em parceria. Para isso precisamos garantir que:
Crianças de até 12 anos de todas as classes sociais
Participem também de qualquer lugar do Brasil. É só brincar muito ao ar livre, com brincadeiras de sua infância contada a seus filhos, cantar, dançar, pular e ser criança.
Saiba mais:

Fonte:  http://semanamundialdobrincar.wordpress.com/

Um comentário:

Pedro Vítor disse...

Eba brincar é comigo mesmoo