quarta-feira, 8 de junho de 2016

O Segredo Mais Forte do Mundo. Encenação





Uma rainha e um segredo jamais revelado guardado na palma da mão
Um homem terrível, Bao, tão forte e destruidor.
Um reino em desespero
à beira da morte, da ruína de um sonho
Animais, plantas, rio , oceano tudo prestes a acabar
Que segredo esconde a rainha?
Quem poderá o mundo salvar?



A Rainha tinha um segredo em suas mãos sempre fechadas. Um segredo que ninguém conhecia. Navios e guerreiros chegaram ao reino. O chefe, terrível e feroz, se considerava o homem mais forte do mundo e queria se casar com a Rainha. Entretanto, ele precisava provar essa força. Em sua longa caminhada, destruiu a natureza. Como a rainha poderá salvar o mundo?
Como podemos com ela aprender a cuidar do meio ambiente?
Foi com essa indagação que mais uma vez o livro: O segredo mais forte do mundo de gael Aymon pela editora Dedo de Prosa, adentrou nossa aula e fez morada no coração das crianças, que já familiarizadas com a história puderam ilustrar, reescrever, falar sobre questões ambientais e encenar, dramatizar, brincar usando a criatividade, oralidade, interagindo com o livro e levando a leitura de forma lúdica para outras turmas da escola Francisco Jerônimo de Medeiros
Todos os alunos participaram, um foi Bao- o terrível, outra a rainha, a nuvem , a abelha, muitos o oceano, outros animais e riacho, árvore, valentes e assim pudemos todos juntos expressar o que sentimos e aprendemos com essa história valorosa de cuidado com o planeta.
Já havíamos trabalhado a leitura, interpretação, reescrita, artes




Por fim em comemoração a semana do meio ambiente fizemos a encenação da história. Foi um momento de grande aprendizagem para todos e usamos o que tínhamos, lembrando que para a árvore foi usada galhos da poda de nossa árvore na escola, pois aproveitamos para incentivar a plantar e não cortar.Além disso pedaços de tecidos, máscaras, espadas feitas de madeira , castelo desenhado pela bibliotecária Malú, nosso braço direito com ajuda do professor de Educação física Odailton. Os pais vestiram a princesa, a abelha e a nuvem, e se dedicaram para que todos pudessem participar de alguma forma, pois o que valia mesmo era participar e aprender, expressar-se, ler e interpretar, imaginar, voar e brincar.
Olhem só:











O segredo mais forte do mundo é daquelas histórias que faz a gente se colocar no lugar do outro, refletir e mudar nossas ações , querer fazer algo pelo planeta, instiga a ser mais ecológico e lutar pelo verde.
Uma história que recoloca o homem no coração da natureza. 

Olhem só como foi a encenação com as crianças, sem muito ensaio, no improviso, uma maneira de interpretar a história



O livro o Segredo mais forte do mundo já é ganhador de um importante prêmio:

A 27ª seleção desse Prêmio, na França, foi realizada por 107 comitês de leitura, envolvendo a participação de mais de 1.000 profissionais do livro e da educação. Com a certeza de que esse país valoriza mais “letras” do que números, mesmo assim são realmente significativas as indicações desse projeto: 360.000 alunos votantes de 7 faixas etárias (de 3 a 18 anos), distribuídos em 7.400 instituições e escolas participantes. Todos compartilham a paixão pela literatura! Objetivos principais: acesso à leitura e formação de leitores. Neste ano, 35 títulos foram selecionados. Um deles, “O segredo mais forte do mundo”, de Gaël Aymon, ilustrado por Pauline Comis (Editions du Ricochet). O 1° prêmio de literatura infantojuvenil concedido por alunos.

O livro será lançado pela Dedo de Prosa, Livraria da Vila – Fradique, 12/06, de 15 a 18h.



4 comentários:

chica disse...

Que amor de encenação e a Rainha toda feliz. Lindas fotos ,bom ver a alegria delas! bjs, chica

deborah matt disse...

Que graça!
É tão importante criar atividades assim, que envolvam e estimulem as crianças à leitura!!
Parabéns!

Toninho disse...

É muito interessante estas encenações que colocam as crianças na cena.
Vida aos livros.
Muito bonito amiga.
Abraços

Anônimo disse...

Uma beleza de teatro! Parabéns crianças! Beijo! Renata e Laura