sábado, 6 de agosto de 2016

Cobra Norato e Outras Miragens






Lendas, histórias que o povo inventa, folclore, cultura, arte, vocabulário popular.
 um Brasil repleto de memórias e histórias para contar.
De Norte a Sul, variadas lendas e repertório regional, músicas parlendas, adivinhas, pratos típicos, maneiras de viver e amar.
As lendas são textos que fazem a gente se aproximar do misteriosos , do natural, dar asas á imaginação, remete à fantasia, ao brincar, as coisas espirituais, os rituais.
lendas são gêneros textuais que valorizam as crendices e a cultura de um povo, as brincadeiras, a maneira de viver e se relacionar.
Lendas são amplas na literatura brasileira e cheias de teor lúdico e de imaginário popular.
O livro Cobra Norato de Eloí Bocheco esgata essas lendas e as torna ainda mais grandiosas em toda arte de contar histórias ,quando são transformadas em poesias , dando a oportunidade das crianças poderem assimilar ainda com mais facilidade o texto lido e ainda poder memorizar, já que a sonoridade das rimas põe em prática o gosto pela leitura e a interação das crianças com o texto, inferindo informações, aproximando conhecimento e senso comum e ainda dando a oportunidade de ler e aprender com prazer.
As ilustrações delicadas , mais que assustadoras de Dane D' Angeli desafia a imaginação e a criatividade, expressa sentimentos e curiosidade, levam o leitor a outras dimensões da arte e da cultura com muita cor e traços sensíveis que expressam o pensamento do povo, arte da vida, a cultura de nosso Brasil massificando as várias regiões do Brasil que pelas lendas o professor pode explorar a cultura de cada região.
As lendas serviam para assustar, para fazer as crianças dormir mais cedo, hoje dá além de arrepio na espinha vontade de conhecer muito mais e ler até adormecer e poder morar nos livros.

O livro Cobra Norato tem feito a festa na minha sala de aula onde lemos, reescrevemos, trabalhamos gramática e a ortografia a pontuação nos textos coletivos, assuntos e conteúdos referentes ao meio ambiente e a  preservação da natureza entre outros do projeto, o mais importante o amar os livros, o gostar de ler, o expressar o pensamento nas criaçãos artísticas interativas e na forma de dar outras vozes a poesia de Eloí quando as crianças as reescrevem usando suas palavras , o dialeto do lugar onde vivem.


Vejam algumas atividades  com as poesias:  Boitatá, usando rolinhos de papel higiênico e guache













 Agora a poesia Cobra Norato usando papel, giz de cera recorte e colagem, desprtandoa  criatividade, o uso das cores variadas, o amor pelo ler.

 E a lenda Pedro Malasartes onde as crianças leram ao ar livre no quintal da escola e depois dramatizaram a história



O livro Cobra Norato tem trazido afeto, lembranças da infância , alegria e encanto nas leituras na sala de aula, em outras visitas á escolas do município e nas praças livre e despretensiosamente para quem desejar ouvir


Eu e Alice lendo o livro na escola estadual Manoel Luis de Maria


Algumas interações com o livro:

Leitura da Alice na escola


Alice e Hadassa lendo na praça



3 comentários:

Edna Lima disse...

Introduzir lendas no universo infantil é de máxima importância para estímulo da imaginação delas.
Beijos. Edna.

Bolhinhas de Sabão para Maria disse...

Olá meninas, com certeza o folclore contado em poesia, além de dar um melhor entendimento, deixa os contos e lendas mais divertidos.
Eloí Bocheco sempre com livros grandiosos que ensinam as crianças. Muito bom o trabalho de vocês na escola. Sucesso sempre!

Beijos

Tê e Maria ♥

Renata disse...

Linda parceria das crianças, poesia e professora! Beijo! Renata e Laura