quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Interação Literária: Sebastião Nice Lopes








Sebastião é um livor que conta de forma tênue e delicada a história de um menino que nasceu com uma doença rara, que o deixava sempre solitário e triste. A autora simboliza a flecha no coração de Sebastião como uma dor que ele é quase incapaz de suportar, que o deixa aprisionado em seu mundo de lágrimas. Sebastião passa os dias a sós, o único lugar que gosta de estar é entre os livros, mas que pena ele ainda não consegue ouvir a voz do coração, os livros falam com ele , mas ele só houve o silêncio e a dor que se transforma em lágrimas de agonia.
Um menino triste , que vê as coisas diferentes, o olhar avesso, que não se compõe no cenário de uma infância livre para brincar, correr, cantar e sorrir. Sebastião é sempre calado, pacato, olhar cabisbaixo e alma fechada.
Um dia uma ave pousa em sua flecha e ele percebe que pode deixar ser tocado pela beleza da natureza, que um sorriso brote em seus lábios e que através doa natureza a vida comece a ser mais livre e ele possa libertar do peito toda angústia, e depressão.
A autora faz o uso de neologismos e dá à flecha o significado daquilo que nos prende e nos machuca, e  com sutileza evoca à reflexão e ao olhar mais atento sobre a infância que anda triste , mesmo sem que haja nenhuma dor ou doença, mas anda presa e sedentária roubando o direito de brincar, e ser livre.

Sebastião chegou aqui fazendo festa e depois foi pra escola, afinal ele precisa de amigos, veja só nossas interações literárias:






Na escola:












Mais sobre o livro:

Sebastião

Um singelo poema narrativo que nos aproxima de
uma dura realidade: assim é Sebastião,
um livro que trata a doença do personagem – tema
complexo para o universo infantil –
de forma sensível e delicada.
O livro conta a história de Sebastião, um menino
que nasceu com uma flecha fincada no coração.
O menino cresce e se dá conta da sua condição.
Mas, apesar de todo sofrimento, Sebastião
acredita que ainda pode ser feliz.
ISBN: 978-85-5500-013-3
Autor: Nice Lopes
Editora: Cuore
Edição: 1° Edição | Páginas: 32 | Ano de Publicação: 2016


Para adquirir o livro   http://www.educare.com.br/busca/q:sebasti%E3o

3 comentários:

Renata disse...

Uma história que ensina a lidar com a tristeza, tão importante ensinar esta inteligência emocional para as crianças. Amei Hadassa contando a história! Linda Alice! E as crianças na escola aprendendo bem. Beijo. Renata e Laura

Silvanio Alves disse...

Parabéns pela iniciativa de incentivo à leitura! O livro encanta, poetisa!

Anne Lieri disse...

Paula, que belo trabalho vc fez com esse livro! Criançada muito esperta,parabéns! bjs