quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Passeio pela Literatura









"Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.

Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta."  Cecília Meireles


Hoje fomos visitar a casa da literatura brasileira: A editora Global no casarão Ramos de Azevedo e pudemos conhecer de perto o processo de edição de livros, como funciona o atendimento ao público alvo, a visita de professores para escolha de livros didáticos, o trabalho nas redes sociais, emfim, acompanhaamos de perto o processo da edição de livros para o público adulto e infantil e pudemos nos deliciar voltando ao tempo como se estívessémos em 1891 quando o casarão foi constrúido.
Ali nas escadarias, vitrais, estufas, grandes janelas que davam para os jardins pudemos viver a poesia de cecília Meireles que tanto nos inspira.
Pudemos conversar um pouco sobre nosso trabalho com a literatura nas escolas do RN, contar nossas experiências e registrar alguns momentos que ficarão para sempre.
Fomos muito bem atendidas e deram os parabéns à Alice pelo recital da obra de Cec[ilia no festival de sau escola que eles acompanharam pelas redes sociais, e de quebra ainda presentearam com as crônicas da autora.

Saímos de lá flutuando de alegria e levaremos para nossos alunos e amigos no RN magia e encantamento!






A editora Global que em 2017 completa 44 anos de existência tem  em seu catálogo nomes como os de Cora Coralina, Câmara Cascudo, Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Ignácio de Loyola Brandão, Rubem Braga, Machado de Assis, Lygia Fagundes Telles, Ferreira Gullar, Edla van Steen, Sábato Magaldi, Marcos Rey, Mario Quintana, Sérgio Vaz, entre outros.

Além de obras voltadas ao público adulto, a editora também se dedica à publicação de livros para crianças e jovens. Ana Maria Machado, Marina Colasanti, Edy Lima, Mary e Eliardo França, Bartolomeu Campos de Queirós, Marcos Rey, Sidónio Muralha e João Carlos Marinho são alguns autores que desfilam pelo seu catálogo. O cuidado na seleção e produção de textos em literatura infantojuvenil são características das nossas edições


  O casarão da Rua Pirapitingüi,número 111, construído em 1891, foi a residência de Ramos de Azevedo e de sua família por várias décadas. Em 1983, o imóvel foi doado à Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, à Cruzada Pró-Infância e à Fundação Antônio Prudente.
Dois anos depois, foi tombado pelo Condephaat e pela Prefeitura, ficando desocupado até 1988, quando o Grupo Editorial Global consolidou sua aquisição e desenvolveu amplo projeto de restauração do espaço, sem contar com qualquer tipo de apoio governamental ou particular.
Em 1995, concluído um terço dessas obras, a Global assumiu sua nova sede e desde então, está instalada no casarão da Rua Pirapitingui, 111, e as obras de restauração terminaram em 2010, fazendo da sede do Grupo Editorial Global a mais bela casa editora do Brasil.
Para saber mais http://globaleditora.com.br/


Alice usa Look Jeans

2 comentários:

Renata disse...

Linda casa, muito bem aproveitadas as férias de vocês! Beijo! Renata e Laura

Toninho disse...

Oi Paula voltando ao blog e encontro estas belas imagens de uma visita linda ao centro de inspiração na bela casa Ramos.
Lindas fotos de vocês e saber a historia dele é muito interessante como construtor de bela obras da capital.
Andei acompanhando a viagem de vocês pelo Instagram.
Um carinhoso abraço para vocês.
Bjs de paz amiga.
Feliz 2017 para todos nós e sigamos mais um ano nesta grande família.