domingo, 8 de dezembro de 2019

Prenúncio de Chuva-Cajuada Literária Escola Edmo Pinheiro






Prenúncio de Chuva

Fazia tempo não se ouvia
o som vindo do céu
o trovão a nos despertar
para olhar para dentro de nós, e para cima,
de onde provém  todas as bênçãos de vida.
Havia tempo o céu não se acinzentava
pintando de esperança o olhar do sertanejo.
E como quem anseia o verde na paisagem,
o céu pintou nuvens de chuva.
A brisa leve e tênue
trouxe o cheiro dos pingos d' água  caídos na terra,
há tanto tempo, sedenta das águas doces.
O som de um trovão nos aliviou a ansiedade
e bradou pra gente com veemência, a voz celestial:
A chuva vem no tempo certo!
E a lembrança da cantiga das águas lavando o telhado
fica ecoando dentro de nós:
Plinc plonc, Plinc, plonc.

Paula Belmino



Ontem ouvi um trovão, o Tempo mudou, o cheiro de chuva nos invadiu, e depois o vento levou a chuva que caiu aqui perto  no sertão . Daí recebi a esperança e este lindo vídeo da  2ª edição da Cajuada Literária, projeto desenvolvido no bairro de Cajupiranga, em Parnamirim-RN,  especificamente na Escola Municipal Edmo Pinheiro.


A escola trabalhou meu livro: A Menina Que sabe Chover, junto com outros autores que enfocam o sertão, como o livro Ser Tão de Fabio Monteiro , Ana Maria Machado, André Neves e a ilustração de Ivan Cabral com foco no humor sustentável.

As crianças recitaram meu poema Chuvinha Pinga Pinga  do livro A Menina que sabe chover com ilustrações de Francisco Daniel​ pela Editora InVerso​


Fazia uns dias recebi o vídeo do Projeto Rio de Leitura em Parnamirim, e fiquei imensamente honrada pela escola ter acolhido meu nome para representar o sertão, a força do Nordeste, as chuvas de esperança a brotar pela poesia. 



É o prenúncio da chuva que minha menina que sabe chover vai trazendo por onde passa.


Quero parabenizar a toda equipe da Escola Edmo Pinheiro por ter acolhido minha poesia e dizer que me sinto honrada de fazer parte deste Rio de Leitura que move e lava a alma. Não é à toa que é o melhor projeto de incentivo á leitura do Brasil. Parabéns!!
 Me emocionei muito vendo as crianças, as canecas, as latas da água, tudo me fez chorar de emoção!!


Para ver mais:

http://www.riodeleitura.com.br/2019/11/cajuada-literaria-acontece-na-escola.html

*Crédito das imagens Rio De Leitura

Para adquirir o livro: pode ser comprado no site da Editora Inverso https://www.editorainverso.com.br/pagina-de-produto/a-menina-que-sabe-chover

Ou na Livraria Câmara Cascudo

Para pedir com autografo envio mediante depósito. Entre em contato belmino.paula@gmail.com

6 comentários:

chica disse...

Linda poesia e ótimo ver esse acolhimento carinhosos! Legal!Parabéns! bjs, chica

Anônimo disse...

Mais um dia feliz de poesia, ensino, experiências significativas. Boa viagem, Paula! Beijo. Renata e Laura

Anete disse...

Vi o seu comentário por lá e vim até aqui ver as novidades.
Parabéns, mais uma vez, pelo seu envolvimento com a poesia e a leitura... Bênçãos!...
Uma boa semana... Meu abraço... Feliz Dezembro para vc e família...

Filosofando na vida disse...

Emocionante poder observar as crianças envolvidas na poesia e na arte cênica.Parabéns pelo projeto e a bela poesia! Feliz Natal amiga!

Marizélia Dantas disse...

Fiquei encantada com sua entrevista no programa Resenhas do RN. Também sou professora de língua portuguesa e 5° ano do Ensino Fundamental dos anos iniciais, gosto muito de trabalhar a leitura com meus alunos. Gostaria muito de ter acesso aos seus livros pra apresentar em sala de aula.

Marizélia Dantas disse...

Amei sua história. Fiquei encantada