sábado, 25 de abril de 2020

Madeixas






Ela pediu à mãe para pentear-lhe os cabelos. Menina moça que era, há tempos já se cuidava sozinha, mas como a alma insistisse em voltar a ser criança, entregou à mãe a escova e a cabeleira cacheada de um perfume fresco de cabelos molhados para que a mãe desatasse o emaranhado de nós.
A filha sentou-se no colo da mãe, próximo ao seu corpo, deixando-se ser cuidada, como quem nunca tivesse crescido. Enquanto a escova deslizava, as mãos da mãe acariciavam além da cabeça crespa da filha, acariciava o ego, sua alma. Sua criança estava ali, de volta à infância, como se nunca o tempo tivesse passado, a filha ainda pequena ali pertinho, a um fio de cabelo de distância, e, em suas madeixas a mãe percebia a força e o vigor a se confundir com o próprio cabelo, agora já branco e frágil.
Cada nó desmanchado era um desatar de tensões em seu coração, tragicamente enrolado em sentimentos e saudades de quando cada cacho da pequena era embalado em maria-chiquinhas coloridas a lhe convidar para brincar.
Os fios negros do cabelo da criança lembravam-lhe as noites em que ela sonhara ser mãe de uma menina, um anjo barroco , com cabelinhos de molas, um sonho agora real, bem ali entre escovas, cremes, cuidados e cafunés.
Ao lembrar do sonho, agora tão vivo e concreto, a mãe afagou com amor a cabeça da menina moça, cheirou, beijou, alisou bem os cabelos. E, a cada escovada, massageava o seu próprio coração. Afetuoso afago de uma mãe no cabelo de sua menina moça entregue ali, entre suas pernas, como se a cada instante um novo parto a trouxesse novamente para bem junto dela, para dentro de si.
Paula Belmino


6 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Bom dia de esperança, querida amiga Paula!
Que doce encanto este momento aqui passado com seu poema!
Nunca li algo tão sublime e maternal com uma beleza inusitada ...
Adorei o "por entre as pernas, como num novo parto". Que poético e perfeito!
Parabéns, amiga!
Tenha um final de semana abençoado junto aos seus queridos!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

chica disse...

Amoroso texto e que lindos cabelos. Alice está linda! beijos às duas,chica

" R y k @ r d o " disse...

Olá:- O Amor de mão ou de Pai é eterno
.
Feliz fim de semana
Viva a liberdade de um Povo.

Ana Paula disse...

Que linda moça está Alice com suas madeixas cacheadas! Um anjo barroco, teu anjo Paula!
Muita sensibilidade nas tuas palavras a descrever o mais lindo sentimento, o amor.
Beijo para vocês!

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Um texto envolto em amor, ternura e lembranças saudosas de uma infância viva e significativa. Alice, cada vez, mais linda!
Beijos e feliz semana!

Anônimo disse...

Linda Alice de madeixas encaracoladas! Alegria de se ver!

Beijo!!

Renata e Laura