sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Ao sair do Ensino Infantil

Este ano Alice termina o ciclo do Ensino Infantil e vai precisar mudar de escola, sair da escola que viveu seis anos de vida, partir para nova etapa de sau vida e de seu crescimento.Estou com muita lágrimas de emoção, e dor de saudade por ter que tirá-la da escolinha que foi sua vida , sua infãncia. Mas é preciso! A vida é assim cheia de mudanças e de caminhos que precisamos percorrer.
A formatura dela já está organizada e como sei não vou conseguir ler esta homenagem como fiz em todos os anos e datas comemorativas da escola dela, escrevi este texto para que a organização da formatura homenagei aos professores e a todos que fizeram parte da vida dela no ensino Infantil.


Homenagem ao Universo Kids

 

Ao  findar o ensino infantil fica as recordações, fica o muito que se aprendeu, as primeiras garatujas, os primeiros desenhos, o descobrir das amizades, uma família na escola, professores, merendeiras, cozinheiras,ajudantes em geral. Fica a saudade da primeira escola.


professoras da escola em um dos passeios realizados

Foi no ensino infantil que regras e combinados foram seguidos, ensinados, e quando não foram obedecidos, foram os primeiros conflitos a serem resolvidos.O saber dividir o brinquedo, o saber respeitar as diferenças, os limites estipulados,O aprender a viver junto e a conviver em grupo em amor e felicidade.

Ah! o ensino infantil, as cantigas de roda, as orações antes do almoço ou do lanche, o dividir com o coleguinha o sanduiche, a fruta, sempre lembrando dois cuidados de higiene, lavar bem as mãos, esperar  em calma de cabeça abaixada e cotovelos fora da mesa pela merenda bem caprichada.Comer em silêncio, "pois criança educada come de boca fechada" Para ficar fortinho e crescer.
 

Foi no ensino infantil, o desgarrar da barra da saia da mãe, o choro de adeus e dias depois o não olhar mais atrás, ir em segurança aos braços das "tias"as amigas, a segunda mãe, a que zela pelas crianças com carinho e atenção. Quem percebeu primeiro as dificuldades de se concentrar dos pequenos, do fazer bem a lição, se estava com febre, se não comia bem, se estava enjoadinho e passava aos pais as informações.Quem deu um banho morninho, e fez os mais lidos penteados, quem ajudou a tirar uma soneca, no colchão dividido na sala de aula.
 

Ao findar o ensino infantil fica  a saudade, fica a gratidão, fica o bem nunca a ser pago. Gratidão pelo carinho, pelo cuidado, pela educação, pela participação no crescimento de cada filho á escola destinado.


Apresentação de balé dia das mães

Fica agora a dor no peito, pois depois que cresceram vão todos a um novo processo, ao ensino fundamental e assim seguirá a vida, de passo em passo, de grau em grau.fazendo novos amigos, amando novos professores, descobrindo que a certeza da vida é que é na leitura e no amor que a gente cresce, mas nunca deixa de ser criança, aquela mesma que um dia de uniforme azul e mochila nas costas chegou no "universo Kids" para descobrir o mundo e fazer sua própria história.

Obrigada Escola Universo Kids pelo cuidado , pelo construir valores, pelo educar, pelas portas sempre abertas aos pais e aos filhos, pelas lindas recordações.


Tia keila professora da escola
 

Pelas danças, passos de balé que arrancaram lágrimas de emoção, pela paciência, pela motivação, por ver cada criança com ser diferente e cheio de encantamento e em cada atividade um objetivo a ser alcançado, muito mais que aprender a fazer, mas aprender a ler, a se entreter, a ter na escola prazer e felicidade , sabendo que é nela o caminho para um futuro feliz.


Seja Alice Rute Rodrigues em sua fase adulta, médica, veterinária, ou também professora nunca poderá esquecer, que foi com vocês que ela aprendeu as primeiras letras do "ABC", o fantasiar, o saber ler, e o aprender que conviver com gente de bem é o rela gosto de se viver.

 

Paula Belmino

2 comentários:

Ana Paula disse...

Linda e emocionante a tua mensagem Paula. Um ciclo que se encerra na vida da Alice para iniciar o próximo, cheio de alegrias também!
Beijo

Unknown disse...

Nossa Paula que lindo, só uma mãe que está passando exatamente por isso entende..me emocionei demais..hoje foi um dia muito dificil pra mim..devido a essa mesma mundança da Isabella..que linda sua poesia..que linda homenagem me emocionei muito aqui no seu blog agora..bjos e boa sorte para nossas meninas nesse novo ciclo!!