domingo, 16 de agosto de 2015

Princesinha do Seridó



Uma princesinha
No seridó a se mostrar
Cercada de cultura
Adornada de pedras nobres do lugar
Paz há em suas praças
Que ainda convidam a conversar
Nos bancos assombreados
Coreto, matriz e Cristo-Rei a abençoar
Uma princesinha no seridó
Conhecendo segredos e mistérios da história
Onde vivemos os mais lindos momentos
E guarda lembranças que nunca hão de se apagar.

Um dia nublado em pleno nordeste é quase um milagre, umas gotículas de sereno que molham a alma de esperança. Um dia frio na terra da Chelita, princesa do seridó, é quase um marco, é prova real de milagre, é benção de inverno que deve regar as plantações.
Um passeio pela cultura, entre pedras nobres da região que vão se misturando ás placas e fiações onde a tecnologia ganha expansão e deixa na lembrança o tempo em que íamos quando crianças a Currais Novos para  passear e estudar, realizar exames, e acompanhar romaria e procissão. Hoje a princesinha do seridó cresce e é a 5ª maior do estado do Rio Grande do Norte e ainda tem clima hospitaleiro e a praça Cristo Rei onde se localiza a estátua do Cristo redentor que é uma réplica fiel do Cristo Redentor no RJ, porém num menor tamanho e que foi trazida da França pelo coronel Manoel Salustino que fotografei a Alice como um marco na história e um largo da matriz onde nos guiávamos para não se perder, hoje ocupado pelos Gps e pela maturidade de localização.
Aqui em Currais Novos, conhecida como a  princesinha do seridó me formei pela UFRN, onde estudei por 4 anos vindo todos os dias descendo a Serra de santana, para aprimorar o conhecimento. Aqui passeei muito com minha mãe, visitei a melhor padaria da região para comer pão Recife, uma iguaria da região que é cultural e  há mais de 50 anos divulgada sem que ninguém saiba o segredo a não ser o doce sabor de infância. Quando menina era meu lugar preferido e ainda hoje guardo uma doce recordação e um amor eterno por essa terra abençoada.E não venho aqui para não visitar a Primor para saborear pão recife e vitamina de graviola, passear pela praça onde fica a matriz, e matar a saudade.

Olha só a  Alice aprendendo assim como eu a história do lugar e a amar a terra onde vivi os mais lindos instantes de minha infância:










Alice usa Conjunto Bugbee
Tênis Pé com Pé Calçados
Bolsa e Tiara acervo

Para saber mais sobre a Chelita (scheelita)
No Brasil a maior concentração de scheelita encontra-se no estado Rio Grande do Norte, nos municípios de Bodó, Lajes e Santana do Matos e alguns municípios da região do Seridó, tal qual Currais Novos (Mina Brejuí), onde Já existe uma atividade econômica sobre a exploração do mineral com destino principal o mercado exterior. Essa valorização do mineral deve-se a retirada do tungstênio do mercado,feita pela China(maior produtor), a qual redirecionou boa parte da suas riquezas naturais para produtos de alto valor agregado.

Para Conhecer mais de Currais Novos:

5 comentários:

chica disse...

Linda história e princesinha Alice!" bjs, chica

Evanir disse...

Para Mim você é tudo isso .
Um ser humano firme em seus propósitos.
Verdadeira sempre.
Sua transparência me encanta.
Amiga, genial em sua essência.
Um sorriso, um beijo,
um abraço, uma palavra basta
para te fazer feliz.
Perdoa sempre aqueles que erra
muitas vezes com você .
Não conheço um coração tão grande assim.
Não tem vergonha de dizer eu te amo para
aquelas que sonham ser amado por alguém.
Minha querida.
Es aquela que pessoa que vai passar pela minha vida
deixando sua marca de saudade,
aquela que faz à diferença.
Aquela que vive intensamente o maior amor do mundo
"chamado Amizade".
Deus foi generoso deixando me compartilhar
dessa amizade linda que só você sabe compartilhar.
Te desejo uma semana de paz e muito Amor.
Beijos no seu doce coração.
Evanir.
Linda história fiquei com vontade de postar no blog da minha bisnetinha Larinha.

Bolhinhas de Sabão para Maria disse...

Quanta valor cultural por aqui! Paula, valeu ter descido a serra todas os dias para os estudos, pois se apropriou de grande riqueza nas palavras. E que bom que Alice pode aprender e usufruir de lindas e importantes histórias da infância da mamãe!

Beijos.. LindALice com seus looks irreverentes e alegres!

Tê e Maria ♥

Anônimo disse...

Para amar é preciso conhecer. E a princesa Alice enfeitando ainda mais a história que segue... Beijo! Renata e Laura

Anônimo disse...

EU MORAVA PERTINHO DE CURRAIS NOVOS, CAICÓ!UMA ÓTIMA CIDADE, PENA QUE DESATIVARAM A MINA BREJUI!
E SUA PRINCESINHA É LINDA! ADOREI AS ROUPAS IGUAIS.
BJS!