terça-feira, 12 de abril de 2016

Dente de Leite





Poesia é vida, amor
Alimento, conselho.
É zelo, é constante apelo
É sonho, é fantasia
Alegria, anseio.
É constatação da realidade
É transformação.
É mudança, é aceitação
Viver a infância em suas inquietações
Poesia é guardar o tempo
E aconchega-lo ao coração.

Paula Belmino

A vida vai voando por aqui, corre ligeira, nem dá tempo de sorrir.
Antes eram as preocupações com os primeiros passos, as primeiras palavras, o nascer dos primeiros dentinhos. Hoje a fada do dente vive aqui presente trazendo transformações, mudanças, crescimento, sorriso novo que por aqui sempre é acompanhado com poesia e com momentos guardados como podemos.Sejam em fotografias, em caixinhas, em vídeos, em expressão corporal de poemas e cantigas,recitação e encantamento para poder ter o tempo guardado, o momento rememorado e vivido posteriormente.
A Alice já trocou alguns dentinhos de leite e sempre que um fica molinho é um Deus os acuda para tirar, não há combinado de linha, muito menos de ficar mexendo, ela deixa cair por si só, e lendo uma reportagem na revista Crescer vi que é mesmo certo deixar cair sozinho sem traumatizar a gengiva, afinal os dentes de leite tem os dias contados. E ai a fada vive nos visitando nessa fase tão delicada e que exige ainda mais cuidados coma  escovação, que deve começar muito antes de nascer os dentes e ser hábito intercalados de troca da escova, uso do fio dental, e visitas periódicas ao dentista.
A Alice agora se acha responsável por fazer suas próprias coisas como pentear cabelo, se arrumar , tomar banho e escovar os dentes, mas ainda não faz essa última com qualidade e os pais devem mesmo ficar atentos, a má escovação não retira a placa bacteriana causadora das cáries e eis ai o risco na troca da dentição os dentes permanentes podem ser acometidos por cáries e sem cuidados a criança pode até perdê-los. 
Ontem visitamos o odontopediatra e olha lá uma pequena se instalando, agora mais que nunca reforço o cuidado com a escovação e com a alimentação, e principalmente a ingestão de açúcar e doces. O que mais me deixa triste é ver que nas escolas esse trabalho não é sustentado, pois mesmo se o conteúdo for trabalhado, nas cantinas vendem pirulitos, balas, chicletes e ai vai por água abaixo conselhos. Por aqui essa conversa é constante, afinal eu amo o sorriso dela e ver com saúde e luz me deixa mais feliz!
Além das conversas, rotina de boa higiene a poesia está sempre em nossos momentos e usufruo dela também na hora de educar e conscientizar. 
A Poesia Dente de leite de Eloí Bocheco chegou no momento certo. Com troca de um dentinho e a vitória dela mesma retirar, a poesia fica marcada, guardada, registrando um momento de amor, zelo ao crescimento.
O momento da troca de dentes é um marco da infância e deixa no coração das mães a arte do desapego, do deixar o filho crescer, de soltar suas asas, e é com esse ludismo, e a percepção de tempo que a autora escreve de forma lúdica a poesia, numa brincadeira, num constante relembrar, no deixar correr a vida e aprender a viver cada momento novo com emoção e afeto, sabendo que é nas mudanças que a gente vai crescendo.




Olha só nosso momento de troca de dentinho com a poesia linda da Eloí Bocheco registrada em vídeo pela Alice




Alguns cuidados essenciais para a saúde dos dentes:





Boa alimentação com frutas, legumes, verduras
Menos açúcar, balas doces
Cuidados com a escovação, depois do café, almoço e jantar e antes de dormir cuidados redobrados
Uso de escova macia com troca regular
Uso de enxaguante bucal e fio dental
Visitas periódicas ao dentista

3 comentários:

Bolhinhas de Sabão para Maria disse...

Que post lindo e completo... Alice encanta com seu sotaque e espontaneidade...

Aqui os dentinhos foram alguns arrancados pelas tias da escola. Outros soltaram na mão de Maria, outros mamãe conseguiu tirar... Por enquanto estão estagnados os amolecimentos rs

Alice, não precisa ter medo não.. quando eles tem que cair qualquer ajuda é bem-vinda, seja com um biscoito, buchinha de cabelo ou pão de queijo como foi com Maria rs

E concordo amiga Paula, acho que as escolas que são instituições educativas, não deveriam permitir venda de guloseimas, pois as crianças consomem e passam tempos sem escovar os dentes por estarem ali..

Cuidemos direitinho dos nossos dentinhos pra eles crescerem saudáveis!

Beijos meninas queridas..

Tê e Maria ♥

chica disse...

Importante ter esses cuidados todos! Linda poesia, lindas fotos!Obrigadão pelko cari9nho lá com o texto do Neno! bjs, chica

Anônimo disse...

Muita informação importante! Beijo! Renata e Laura