quarta-feira, 17 de agosto de 2016

O Mundo de Frida na sala de Aula



Ainda com o sucesso que o  livro Frida coleção antiprincesas fez aqui em casa reflete-se na minha sala de aula o amor pela arte, o incentivo á expressão artística, o desenvolver habilidades cognitivas e psicoemocionais, além de trazer cultura, moda, respeito às diferenças através da vida da pintora Mexicana Frida Kahlo, que desde muito cedo rompeu a barreira machista da época e foi estudar, aprendeu a olhar o pai pintor trabalhando e com ele aprendeu também tecer seus desenhos pictorescos e cheios de personalidade.
Frida que teve paralisia infantil e tinha uma pena mais curta que a outra sofreu preconceitos e bullying na escola, e usava roupas coloridas e saias longas para esconder que mancava, mas libertou-se de seus medos e temores através dos quadros que registram o que sentia e como via a sociedade. Quando adulta sofreu um acidente que a deixou imobilizada na cama por muitos meses e começou a se autorretratar usando elementos da natureza como macacos, plantas, flores e assim revelava não estar tão solitária.
Todos esses assuntos e temas como inclusão, respeito, cultura e arte foram trabalhados em sala de aula e  resultado foi que as crianças puderam perceber que através do desenho, da escrita, da motivação e do pensamento positivo através do sonhar e do desejar ser além do que se é se pode ir além muito além. Como já disse Frida: Para que pés se tenho asas para voar!!
Depois de pintar, desenhar, criarem as Fridas através de desenhos como eles viam e imaginavam as crianças também se vestiram de Frida e os meninos de Diego Rivera com quem a artista se casou e também foi um grande artista mexicano.
Uma aula lúdica cheia de motivação e que eles puderam através da literatura dar asas à imaginação!!

vejam algumas participações das crianças












Algumas atividades:







4 comentários:

Unknown disse...

Quando lecionava, adorava os projetos de arte com as crianças, ensinei...mas aprendi muitooooo.

Abraços Mari

Renata disse...

Uma preciosidade de aula para as crianças. São estas aulas que não sairão nunca da memória delas. Beijo! Renata e Laura

Eloí Bocheco disse...

As aulas de artes nas escolas são uma conquista maravilhosa. Em meus tempos de escola, nem se cogitava em aulas de artes, com estudos e leituras dos artistas e suas obras. Teria sido um encanto que eu nunca iria esquecer, pois, um trabalho assim, grava-se na memória para sempre.
Parabéns, Professora Paula! Seu trabalho é sempre admirável! Sou fã. Abração

franciscaff80@gmail.com disse...

Amei a ideia!! Parabéns pelo blog e pelo trabalho em sala de aula. Sou professora orientadora de sala de leitura, adoro trabalhos assim.