quarta-feira, 30 de maio de 2018

Vem brincar e outras poesias



Brincar é fundamental para as crianças se desenvolver, aprender a se relacionar, resolver conflitos, dividir brinquedos, criar, recriar, reinventar-se, se autoconhecer, reconhecer no brincar a liberdade de pensar e de realizar.
O brincar amplia horizontes, desenvolve habilidades cognitivas e afetivas, e permite a criança interagir com o brinquedo, ou na brincadeira se movimentar, se expressar, ser feliz, ser companheira, solidária etc.
É brincando que a criança percebe cores, formas, e compreende a gemotria no espaço, e também entende seu corpo como parte de um todo e a partir dele entender espaço físico, colocando-se como protagonista sempre.
O espaço lúdico torna a criança livre, e essa liberdade se da através do brincar.
 Com esse intuito de brincar e aprender conceitos, atitudes e procedimentos, as crianças se inspiraram no livro: Vem brincar e outras poesias de Ni Cordeiro para que as crianças pudessem além de ler e brincar criarem seus brinquedos com material reciclado,e  poder assim ver que a poesia é mais que palavras e rimas, mas sentimentos e atitudes, expressão, ritmo e movimento, e ver que a poesia está e tudo e em todos, e que o poema nada mais é que a poesia descrita, inventada, criada e inspirada em fatos, observações, e fenômenos.





Vejam:



E teve muita brincadeira no jardim da escola, jogos educativos e ainda encerramos a semana com uma aula passeio para brincar e se divertir, aproveitando que o Projeto: Assembleia e você está na nossa cidade oferecendo serviços á comunidade.
As crianças visitaram o espaço onde puderam brincar de pula pula, dama, uno, xadrez, jogo de futebol, quebra-cabeça, ler e colorir, e na hora de voltarmos para a escola todos levaram um brinde: Livros e lápis de cor e um jogo.

A poesia está no brincar, no criar, no sentido, no desenvolvimento, no movimento da  infância, nas coisas belas da vida.










É evidente que aprender brincando se torna mais fácil e prazeroso e este livro inspirador da Ni Cordeiro será uma ótima ferramenta não só na Semana do brincar, mas em todos os dias do ano letivo.


Para conhecer e adquirir o livro:

https://www.saraiva.com.br/vem-brincar-e-outras-poesias-9717602.html 


Um comentário:

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Menina que aula maravilhosa, tendo como suporte para uma aprendizagem significativa, o brincar. E a conclusão nos brinquedos? Com certeza, foi uma felicidade e tanto para as crianças.
Beijos carinhosos!