quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Em boca fechada não entra ... Estrela



Os livros são estrelas
piscam dentro da gente
e nos iluminam para sempre.

Paula Belmino

Só pode entrar no coração a luz que vem dos olhos, do ouvir, do sentir, do ler.
Quando se ler é como se estrelas acendessem dentro da gente e nos reportassem ao infinito, à imaginação fértil, ao sonho.
Ao ler e ouvir uma história nos desgarramos, alçamos voo e podemos salvar a nós, ao outro por meio da sensibilidade que nasce por meio da palavra. A palavra é força que move, é vida e pulsando em nós arde em esperança, grita e ecoa os sentimentos. Ler assim para humanizar, sensibilizar e salvar a humanidade a começar por nós mesmos. Já disse Mário Quintana,a quem parafraseio  os livros não salvam o mundo, os livros salvam os homens e os homem leitores podem salvar o mundo, cada pessoa é um mundo.

Já o grande Olavo Bilac, disse:

“Os livros não matam a fome, não suprimem a miséria, não acabam com as desigualdades e com as injustiças do mundo, mas consolam as almas, e fazem-nos sonhar.”
 E assim vamos semeando poesia aqui, livro ali, uma palavra de incentivo aos professores, ás crianças, dizendo que somos nós educadores quem podemos salvar a nós mesmos , a educação de valor por meio da leitura.



E assim com esse pensamento demos início ao ciclo de oficinas literárias com os professores de sala de leitura do município.

Uma mistura de música expressão, risada, lágrima, desabafo, sonhos, assim foi regado o nosso encontro hoje na oficina literária com inspiração no te tema geral: Livrando: salvar o mundo através dos livros. Cada professor pôde refletir sobre a sua prática e a importância da leitura na vida das crianças e adultos.




Iniciamos com poemas recitados e cantados por Irmão Jose Garcia e a aluna Anna Clara , poemas sobre estrelas para partir das estrelas fazer a analogia à Leitura que transforma e ilumina trazendo conhecimento.
Para brilhar e ser uma estrela é necessário portanto ler e viver a viva plenitude da poesia e literatura.
.
Os participantes leram e brincaram, vivenciaram com a poesia de Roseana Murray, Eloí Elisabete Bocheco Leo Cunha Severino Antônio Cecília Meireles Global Editora , entre outros e rimos muito, mas muito com a performance dos professores na hora da leitura mediada pelo colega usando plaquinhas que davam ordens à leitura.





No fim da oficina Estrela teve escolha de alguns que foram estrelas na proposta da leitura.

Houve oficina de textoteca, para dar um gosto de leitura aos cantinhos de sala de aula, pátio, biblioteca, reaproveitando poemas e textos diversos de livros didáticos para por exemplo criar:
Pé de poesia

Chuva de poesia

Poesia na rede


Leitura no Cabide

Varal da leitura



Pé de Livros 


baú, etc...


Contamos também a participação da Secretaria de Educação Iralice Aciole que parabenizou às escolas destaque que já a vários anos fazem o trabalho e sorteio de livros para todos.


Além disso já apresentamos os livros de Nanci Ricci e Amanda Salvatori que chegou para nossas rodas de leitura e o projeto de clube de leitura que logo mais apresentarei às escolas.


O tempo foi curto para muitas ideias, mas creio que os professores levaram alguma ideia guardada pra brotar e frutificar,

Teve premiação para as boas práticas e sorteios também:




E a próxima oficina já está planejada.

Obrigada ao apoio do centro de reabilitação pelo espaço, ao irmão José Garcia, à aluna Anna Clara e a todos professores pela participação.

3 comentários:

Toninho disse...

Paula é muito lindo e gratificante um encontro deste.
Fazer a poesia viva e incrementar ideias de divulgação para todos.
Creio sim que o tempo seja curto para tantas ideias Paula e deve sim, repetir
o evento e com certeza mais pessoas interessarão.
A definição de poesia por Bilac é maravilhosa.
Carinhoso abraço amiga e bom fim de semana.
Saudade de ver Alice por aqui.

Cidália Ferreira disse...

Muito boa esta postagem!Amei!!

Beijos e um dia feliz!

Anônimo disse...

Que beleza um encontro assim, imagino que choveu poesia, um momento gratificante, penso que todas a s escolas deveriam trabalhar a poesia com seus alunos!
Destaco:
"Os livros são estrelas
piscam dentro da gente
e nos iluminam para sempre."

Feliz findi!
Bjss!