sexta-feira, 28 de setembro de 2018

O Batuquinho Dica de Livro)



A música é expressão, é arte, é dom, é alma para nossa vida.
Por meio da música nos enlevamos, refletimos, brincamos, sorrimos ou choramos.
A música é poesia que acalma, que leva o espírito ao mais secreto e depois a fruir.
A música deve estar presente desde os primeiros anos de vida, afinal é natureza, está em tudo, é som, é ritmo, é louvor.
Toda escola deveria ter um professor de música, e as crianças ter o contato com a iniciação musical, numa escuta para aprender da música que já é presente no vento, no som das aves, a metodologia, os ritmos, sons graves e agudos, sobre instrumentos, poder aprender a tocar um para desenvolver a inteligência musical que com certeza muitos a tem, mas necessita ser desenvolvida.
Levamos sempre que podemos alguém para tocar na escola, uma música para ouvir, ler e cantar, ou dançar, fazer uma coreografia e quando temos livros literários que falam de música ai assim cada vez mais nos emocionamos e aplaudimos quem pensa na criança como ser musical.



Recebemos o lançamento da Aletria: O Batuquiho de Leo Mendonza e ilustrado pro Rubem Filho O livro conta a história de um menino que nasceu com a música na verve, desde pequeno toca panelas, caixa de fósforo, batuca qui, batuca ali, se caixa de sapato, o sapato dentro dança. E assim ele saí por ai batucando, até que um dia encontra um pandeiro que vai lhe mostrar o universo da música , dos ritmos, como samba, baião, reggae etc... e  como outros instrumentos de percussão estão inseridos nesses ritmos para dar vida á música.



O livro foi lido na escola, apresentei alguns ritmos às crianças, elas leram aos pares e viram os instrumentos ilustrados identificando os que já conhecem, por aqui tem a banda marcial, então alguns como: Tarol, tambor, caixa clara, zabumba, são conhecidos das crianças entre outros como o berimbau devido o grupo de capoeira da cidade e que alguns fazem parte.
Após leitura fiz um ditado com os instrumentos musicais para incentivar a escrita e aprender mais de palavras desconhecidas
E para correção das palavras cada um vem ao quadro, corrige, com a turma, e depois dei uma cruzadinha com instrumentos musicais para poder apreender o conteúdo e ficar mais fácil guardar nessa aprendizagem significativa.As crianças também ilustraram fazendo releitura das imagens coloridas de Rubem Filho





Outra atividade foi produzir som usando objetos ao nosso lado, dei a missão de procurar na escola materiais alternativos que podiam ser usados como instrumentos, saiu sacola, lápis e arame do caderno, paus e pedras, garrafas d'água etc... levaram o desafio de criar um instrumento de percussão usando material reciclado
E saiu no dia seguinte pandeiros de latas, chocalho de garrafa pet, caixas com milho e arroz uma infinidade de criação criativa




A aula de leitura com a professora Vitória Lópes deixei o livro para continuar a aula e ela fez a leitura e dessa vez a intervenção buscando numa caixa mágica palavras , cada palavra retirada pela criança deveria ser cantada, e com a turma acompanhada em ritmo pelos instrumentos.



Por fim ouvimos e cantamos algumas músicas tocando esses materiais introduzindo ritmos, por meio da música vivenciar a inclusão, pois temos um aluno com PC e cadeirante com pouca mobilidade nos braços e mãos, mas ama cantar e tocar com os pés, foi um momento também para exercer o direito de se expressar de forma diferente e das outras crianças respeitar a diversidade, se colocar no lugar do outro e sem fazer diferença todos estarem unidos a brincar e aprender, afinal todos nós podemos tudo dentro de nossas limitações.

Vejam os vídeos:

Recontando a história:



Interagindo com a história




Para conhecer mais e adquirir o livro

https://www.aletria.com.br/O-Batuquinho

Um comentário:

Toninho disse...

Que bonito Paula, exercício interessante no envolvimento dos alunos.
Parabéns para vocês nesta dedicação incansável pela arte de ler e saber.
Um bom fim de semana com paz e alegria.
Abraços com carinho.