domingo, 24 de fevereiro de 2019

Qual a cor do seu prato?




A gente se constitui do que se alimenta, e essa alimentação trará benefícios ou malefícios e de acordo com o tipo pode até causar doenças e comprometer nosso comportamento, social, cognitivo e psicológico.
Cada dia mais o mundo se preocupa com que as pessoas comem, mas sem deixar de fazerem suas  propagandas com apelo comercial a produtos industrializados e processados.
Outro ponto que nos atormenta é o uso de agrotóxicos, do modo como são irrigados os vegetais.
Pensando na mesa como fonte de saúde,  levemos em conta um prato colorido, como sugere o livro Qual a  cor do seu prato? de  Raquel Barboza Lhullier Angélica Ozório Linhares publicado pela Sinopsys Editora





O livro traz dicas  para adultos e crianças, formas de como educar alimentação, sugestões , orientação sobre como e quando devemos começar a educação alimentar, que tipos de alimentos devemos incluir sempre no prato, uso moderado de outros. Lembrando que educação alimentar não é restrição mas usar tudo com limite, saber escolher conscientemente , e fazer a refeição com calma, em família, deixando o momento mais agradável, mastigando bem, tomando água, praticando exercícios físicos, e proporcionando à criança participar do processo de escola, receita, fazendo uma lista, ajudando na cozinha, sabendo o que vai no prato e o motivo importante de ingerir tal alimento.



O livro traz a história em quadrinhos de Ique uma criança esperta e curiosa que adora esportes, mas com a rotina de trabalho dos pais, deixa-se levar pela tecnologia, comida rápida, e a compulsão por está sempre comendo. Tudo isso começa a repercutir de forma a cair o rendimento na escola, deixando-o mais irritado, com o sono atrapalhado. Seus pais percebendo busca ajuda e o menino vai compreendendo em família a importância da boa alimentação.

O livro traz ainda testes e reflexão, com dicas para a criança escrever, desenhar.
Um livro maravilhoso para a vida toda, Vou usar no meu projeto de alimentação saudável na escola com certeza.
Sábias escolhas, pequenas trocas e boa consciência do que ingerimos pode nos salvar.

Deixo a dica da Alice para uma receita de fazer tapioca, alimentos sem glúten e sem lactose, com muitos benefícios para a saúde, sempre que dá a gente cozinha algo junto, e ela aqui era bem pequenina e já dominava o fogão, sempre com supervisão claro.


8 comentários:

chica disse...

Cuidar da alimentação desde pequenos é legal! Que amor a Alice fazendo tapioca. Gostei do jeitinho dela virar...Muito bom! bjs às duas,chica

FILOSOFANDO NA VIDA disse...

Parabéns querida Paula pelo projeto maravilhoso! Sua linda filha sempre atuante merece aplausos. Amei sua publicação, Bjuss

NAS ONDAS DA VIDA disse...

Amiga paula, você é um exemplo de professora e de coordenadora. parabéns pelo projeto e por da exemplos maravilhosos a sua linda filha. Beijosss

FILOSOFANDO NA VIDA disse...

Querida Paula, mais uma maravilhoso trabalho que merece elogios e aplausos. Você é um exemplo de profissional e de mãe. Parabéns!
não se preocupe, quando for possível participe do poetizando, será um prazer. AbrÇOS SEJA FELIZ.

Diná Fernandes disse...

Meu Deus, e eu não consigo pegar em goma pq tenho alergia, sou louca por tapioca. Oh Alicinha to com inveja de vc viu menina prendada. Bacana isto.
Paula, bem interessante o post, diga-se de passagem um prato bem colorido, com cenoura, beterraba, abobrinha, alface e umas fatias de manga, aiai dispensa a famigerada carne avermelha.Adorei!

Abração e boa semana

Anônimo disse...

Que gracinha da Alice como chef desta receita! Muito extrovertida e consciente!! Beijo. Renata e Laura

Anete disse...


Certamente, um ótimo e edificante livro... Fotos que ilustram bem o que relata...
Boa semana... Abração

Toninho disse...

Um belo livro Paula e uma boa indicação.
A preocupação com a alimentação é cada vez mais atuante.
O colorir pratos para incentivar as crianças no consumo correto tem sido uma boa arte.
Grato amiga na partilha.
Alice sempre aplicada e atuante.
Beijo Alice.
Boa semana Paula com paz.