Hoje trago um texto para refletir com vocês do escritor Ruben Alves sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil. Vale salientar que a criança mostra um bom desenvolvimento quando consegue se socializar, se relacionar, bem, e é nas brincadeiras que ela mostra isso, de como ver o mundo, como interage com os amigos, desenvolvendo a afetividade, compartilhando seu pensamento, suas ideias, abrindo-se para o outro e aprendendo a resolver conflitos e aprendendo a conviver com os outros.
Hoje trago algumas fotos de nossos momentos na escola, pois durante a rotina estipulamos momentos de lazer, de brincar livre, ou brincadeiras dirigidas, aulas passeios e o lúdico sempre está voltado nas atividades, para que as crianças aprendam de forma prazerosa e significativa o conteúdo trabalhado em sala de aula e outras habilidades e competências que serão necessárias para as séries futuras e para a vida inteira.
Leiam o que o escritor nos diz sobre a brincadeira na sala de aula:
"Antes
de conhecer o mundo das letras, toda criança deve desenvolver outras
habilidades mais importantes. Coordenação motora, linguagem e sociabilidade,
por exemplo, são competências que ajudam na vida escolar e ainda contribuem
para a formação pessoal. Por isso, deveriam ser prioridade nas instituições que
oferecem educação infantil.
Na
prática, porém, a realidade é outra. Com autonomia para definir o próprio
projeto pedagógico, escolas privadas antecipam cada vez mais a alfabetização.
Reduzem o lazer das crianças, trocam jogos e brincadeiras por exercícios de
escrita e leitura e, consequentemente, sobrecarregam os alunos com atividades.
Não
faltam justificativas para a prática. “Muitos pais têm pressa de ver o filho
lendo e escrevendo e acabam transferindo essa ansiedade para as escolas que,
para atender às expectativas dos adultos, começam a alfabetização ainda no
ensino infantil”.
Há
também uma falsa impressão de que o melhor colégio é o que consegue ensinar os
alunos a ler e escrever mais cedo
Mas
a “neurose” dos pais e a preocupação das escolas são desnecessárias. “Há
competências mais importantes do que essas para serem ensinadas às crianças.
Mais relevante é desenvolver a psicomotricidade, a socialização, a capacidade
de dialogar. Habilidades aprendidas por meio da brincadeira e do faz de conta”.
Escolas
que diminuem o tempo de brincar livremente, ignoram as atividades lúdicas e
artísticas para forçar os alunos a fazer exercícios motores que não têm sentido
algum”. Uma história, em especial, chamou a atenção da educadora. “Uma criança
reclamou de cansaço porque não aguentava mais brincar de letrinhas”.
A
educação infantil não deve ser vista como uma simples preparação para o ensino
fundamental, porque essa etapa tem conteúdos específicos que devem ser
trabalhados – principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo e
emocional dos pequenos."
Ruben
Alves
*Fotos de momentos de brincadeira na escola onde trabalho com meus alunos. E a Alice como sai mais cedo vai lá aproveitar para brincar com as crianças.
4 comentários:
Paula,que beleza esse texto! Um dos motivos que gosto de trabalhar em educação infantil é pela importancia que se dá ao brincar. Não devemos esquecer nunca que a brincadeira é fundamental para o desenvolvimento delas. bjs,
O tempo passa rápido e com ele nossas crianças vão juntas, por isso elas devem aproveitar o máximo brincando e sendo orientada por adultos a forma de brincadeiras sadias e que as ajudarão num futuro tão próximo...Parabéns por essa iniciativa Paula!!!
Muito bom! Esse texto deve ser compartilhado com os professores e com os pais. Concordo plenamente com a opinião do Rubens. As fotos postadas no blog estão ótimas! Um abraço!
Muito bom! Esse texto deve ser compartilhado com os professores e com os pais. Concordo plenamente com a opinião do Rubens. As fotos postadas no blog estão ótimas! Um abraço!
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