quinta-feira, 22 de maio de 2014

O mundo mágico da Leitura: Livro Sete Cachorros amarelos de Silvana Rando


Alice a fã número 1 do Livro da Silvana Rando: Sete Cachorros Amarelos


Todo mundo já sabe o quanto é importante ler para as crianças, não apenas por recreação, mesmo sendo a  leitura uma das brincadeiras mais completas para  os pequenos uma vez que desafia  a usar a criatividade, aflora a imaginação e o raciocínio lógico, enriquece o vocabulário, desperta o interesse pela leitura e educa de maneira lúdica e significativa.
Como professora planejo aulas  que sempre iniciem com uma boa leitura regada a imitação da voz dos personagens, antecipação dos fatos, levantamento de conhecimentos prévios sobre o assunto e de maneira interdisciplinar e tentando alcançar o objetivo  de instigar os alunos a entenderem os conteúdos trabalhados de várias maneiras e com várias linguagens. Na escola estamos trabalhando o tema Campo e Cidade, suas culturas, alimentos, animais, geometria e arquitetura, história da formação da cidade, etc... Esta semana em especial já tendo feito aula passeio a um sítio para ver alguns animais e insetos, bem como a plantação e a cultura e trabalho da zona rural, e escolhi algumas músicas, livros, atividades, jogos e brincadeiras com nomes de animais para desenvolver e aprofundar mais o tema proposto e nessas atividades as crianças desenvolveram-se muito em leitura e escrita  e hoje em especial. Dentre os livros escolhidos trabalhamos  o livro: Sete Cachorros Amarelos da Silvana Rando da Brinque-Book Editora que a  Alice ganhou e é fã de carteirinha. (Dá para ver na foto acima não é? ) Como os livros dela não ficam só a qui em casa, mas visitam nossa escola, e encanta a muitas crianças , este de hoje rendeu-nos uma aula maravilhosa  que as crianças na escola simplesmente amaram!
 Depois da leitura fizemos roda de conversa sobre cuidados com os animais, a importância deles para a alimentação, para o ciclo da vida , e da cadeia alimentar, e fizemos a contextualização do conteúdo usando atividades como releitura, recontação da história pelos alunos que já sabem ler para os outros  que ainda não sabem, e na troca outros fizeram leitura de imagens, uns apoiando-se no que viam, no que já sabiam da história, sempre compartilhando para os demais, numa maneira solidária e incentivadora das práticas leitoras.






Além da leitura e escrita dos nomes dos animais, fizemos pintura de mão para formar a galinha personagens do livro da Silvana que destaca na história as galinhas como animais especiais de quem o menino Teodoro não dá bola e só se interessa pelos sete cachorros amarelos da vizinha. Foi surpreendente  ver a   interpretação oral das crianças e a imaginação de cada e a compreensão final para o conto.




Foto

Por fim realizamos além dessas atividades que desenvolvem habilidades e competências um momento musical onde as crianças cantaram, dançaram e tocaram instrumentos ao som de músicas infantis que falavam na galinha e nos seus filhotes, numa expectativa de relacionar os animais do campo. Sendo a música a linguagem que a alma se utiliza para falar com o corpo, terminamos a aula em uma dança só, pois pudemos num dia só envolver todos os meninos e meninas da Educação infantil em atividades lúdicas e importantes, saudáveis e que alcancem todos os objetivos para essa fase da infância, de maneira tal a não ficar restrito apenas em decodificar, copiar, ou ler por ler, mas entreter, aprender, compreender, desenvolver a coordenação motora fina e a audição, trabalhando movimento, ritmo, sons e dando a elas o desejo de cada dia mais explorarem a natureza e os livros e saber que neles têm muito mais que uma simples história.
Vejam um pouco da nossa  aula hoje em fotos e vídeos:

Leitura compartilhada  pelo aluno João Duarte (5 anos)e Talles (5 anos) para as amigas Sofia, Riane, e Maria Clara (todos com 5 anos de idade)




Momento musical onde as crianças usaram instrumentos e ao som da cancão Meu Pintinho Amarelinho reproduziram sons, ritmo, e expressão corporal
Vejam em fotos e vídeos









Desculpem as qualidades das fotos, foi de celular, mas o que valeu mesmo foi a aprendizagem e a alegria das crianças e para mim como professora o avanço delas em todas áreas do  conhecimento, cognitivo, social e afetivo.
Obrigada Brinque-Book Editora e Silvana Rando pela oportunidade de nos trazer uma aula mágica.

Paula Belmino

2 comentários:

Vida disse...

Nossa que bacana realmente a leitura é um tesouro, Alice é sortuda em ter uma mãe que a ensine o gosto pela leitura. Muito interessante essa sua aula com certeza as crianças se encantaram.

Silvana Rando disse...

Que linda matéria sobre o meu livro.
Emocionante...
Estou imensamente feliz com a leitura e com os comentários.
As crianças e a professora estão de parabéns!
Um beijo enorme e obrigada.