domingo, 5 de junho de 2011

No dia do Meio Ambiente...Reflexão e Ação.




Não adianta falar em meio ambiente apenas em dias comemorativos, mas em cada ação diária devemos mudar atitudes e educar as crianças para que cresçam com responsabilidade, cuidando do meio ambiente, reciclando e reduzindo o lixo, poupando a água, gastando menos energia.
Aqui em casa estou sempre a conversar com a Alice sobre o assunto, toda vez que vem pegar uma folha de sulfite para desenhar, incentivo a usar os dois lados do papel, não jogar no chão, não desperdiçar.


Educo a fechar torneira, cuidar das plantas com regador para não desperdiçar água lavando louça, escovando os dentes etc...


Além de incentivar ao amor pelas flores, plantas, animais.


Em São Paulo está acontecendo a Virada Sustentável com muitas atrações em parques, bibliotecas com eventos para crianças, exposições , brincadeiras, jogos etc..

Mas, com o frio que está fazendo em São Paulo não pudemos sair ao parque Ibirapuera para aproveitar um pouco da virada sustentável no MAM e também para encontrar outras mães que fazem parte do movimento “Mamaço”, que nada mais é que apoio á mãe e incentivo á elas pelo direito de amamentar. E o que isso tem haver com o meio ambiente? Tudo! Não é a toa que mães que não amamentam consomem mais leites e produtos industrializados e logo aumentam a produção de animais de carne vermelha que são responsáveis pela poluição do ar, pois mais da metade do cerrado e grandes áreas da Amazônia brasileira, foram devastadas em queimadas para posterior criação de gado ou plantação de soja (destinadas a ração de animais de abate).



Quero deixar aqui meu apoio á uma dessas mulheres que além de amamentado apóia e ajuda outras mãe a fazê-lo, a enfermeira GrasiellY Mariano, que depois de se especilaizar em lactação e ajudado tantas mães sendo um anjo da amamentação, agora lança seu livro: Socorro, não sei amamentar.Um livro especial para toda as mulheres e futuras mamães.




Outro ponto a destacar aqui é o movimento criado pela Rede Mulher e Mãe da qual faço parte: A Ciranda de Leitura: Pequenos Leitores.
A ideia é Cada uma das mães participantes comprar apenas dois livros. Ai lia com nossos filhos (ou para os maiores eles já podem ler sozinhos), fazer alguma atividade com eles, e mandar pelo correio para outra amiga: o livro, a atividade que fizemos e um cartão postal da nossa cidade. A atividade pode ser um desenho, uma brincadeira, uma colagem, um texto com a parte preferida...A ideia do cartão postal é aproveitar e conhecer um pouco mais do Brasil, e ir vendo por onde o livro já passou. Além de incentivar a leitura, fazer novos amigos ainda estamos economizando e colaborando com o planeta pois evitamos o consumo desenfreado gastando com dois livros e lendo dezenas dependendo de cada grupo criado.
Alice está no grupo Andersen e tem aprendido muito! O que recebemos do amiguinho Gabriel da cidade de Bauru nos enviou com carinho O Barquinho e o Marinheiro de Jonas Ribeiro, além de divertida ela aprendeu a ter mais cuidados com a água do mar, pois fui orientando que o marinheiro para viver bem no mar precisava cuidar dele e da sua nova casa a ilha.








Outra dica super legal para educar os filhos é o espaço Natura Naturé no Shopping Aricanduva apesar do espaço ser pago educa a criança a cuidar da água, aprender a não poluir o ar, os rios, o mar.
A criança ler e participa de jogos como batalha naval com o tema água, ouve estórias e pode se vestir com fantasias e brincar com massinha e desenhar num espaço caracterizado com as mesmas ilustrações dos produtos infantis da Natura. Num dia frio que não podemos ir ao parque pode-se brincar aprendendo a jogar o lixo no lugar certo, sobe reciclagem, fazer exercícios e cuidar do planeta.
Pois meio ambiente deve ser cuidado todo os dias.


O espaço Natura Naturé fica dentro do Shopping Aricanduva na Zona Leste de São paulo















Se todos nós fizermos nossa parte o mundo inteiro ganha com isso e o Planeta terra agradece.


Paula Belmino



**Links úteis:


































5 comentários:

maria claudete disse...

Parabéns ,cada vez mais me encanto com seu espaço que é realmente de utilidade pública, educa,orienta e diverte. A Educação começa em casa em todos os sentidos. Quem preserva o Meio Ambiente está estabelecendo uma linha direta com Deus, a Natureza é sábia , ela é o próprio Deus!

Ana Paula disse...

Quantas dicas legais! Infelizmente não saímos também de casa devido ao frio e ficamos sem participar da virada sustentável, mas participamos diariamente reciclando nosso lixo, nosso óleo de cozinha. Adorei a dica da troca de livros. Vou me organizar para participar. Beijo

Ana Paula disse...

Paula, por favor me passe o link sobre o projeto da leitura, não consegui achar.

paula.amaralanis@hotmail.com

Mimirabolante disse...

Isso msm !!!Muita ação !beijocas

Anônimo disse...

Paula, bom dia!!
Adorei as fotos, o texto tão centrado, as dicas... ai que vontade de estar em São Paulo pra ir nesses lugares...

Alice como sempre, linda... naturalmente linda! Beijinhos pras duas. Su.