domingo, 16 de fevereiro de 2014

Ler pro mundo inteiro




Ler é um hábito que deve ser estimulado e construído desde crianças, há quem diga que muito antes de nascer os pais já devem ler para os filhos ainda no ventre da mãe, para que ao crescerem tomem gosto pela leitura, e para que as crianças desenvolvam a leitura em toda sua totalidade, como desenvoltura, entonação, confiança para ler em voz alta e interpretação e nada como incentivar a leitura  fazendo com que se leia em  em grupos de e para  crianças, ou para grupo de amigos, ou os pais  lerem para seus filhos e porque não para os animais de estimação? Foi  a partir da ideia de unir as crianças e animais , na visitas a um abrigo para animais de Berks County, na Pênsilvânia, nos Estados Unidos, que Kristi Rodriguez  desenvolveu um programa para incentivar o gosto de crianças pela leitura no qual os estudantes passam horas lendo livros infantis para os gatos que vivem no local à espera de adoção. A iniciativa partiu da diretora da ONG Animal Rescue League, Kristi Rodriguez, depois que o filho dela, Sean, de dez anos, passou a gostar dos livros após ler para os gatos do abrigo.Segundo o programa "The Book Buddies"  ler  para os animais além de desenvolver a confiança das crianças para ler com entonação em voz alta, incentiva o amor pelos livros e pelos animais."
Quando li sobre este projeto aqui em casa, a  Alice  logo disse que ia ler para Feiurinha , a gata da minha mãe, com quem convivemos todos os dias. Feiurinha é chamada assim por ser magra e por alguns problemas de saúde, anda perdendo a audição, e por isso quando falamos com ela precisamos falar mais alto para que ela nos responda e siga-nos. Aqui na casa da vovó  tem 3 gatinhos, Feiurinha, Trovão e Sebastião,mas nas fotos os dois últimos estavam andando na rua livres e perderam a hora da história. hehe.
E inspirada nas fotos do projeto no site, Alice então se pôs a ler para Feiurinha e leu o livro O mundo Inteiro de Liz Garton Seanlon, com versos rimados, traduzidos para o português pela poeta Marília Garcia,  que recebemos do projeto Itaú Cultural: Leia para uma criança. O livro: O Mundo Inteiro retrata de forma poética as maravilhas que temos perto de nós e que não nos custam nada para ser feliz, como ver a chuva cair, e brincar na lama, ou trepar numa árvore e observar os ninhos e os cantos dos passarinhos, momentos lindos com a família, na hora do almoço, no repartir do pão, no beijo na hora de dormir e na roda de conversa entre pais e filhos ou numa viagem à praia, para tomar banho de mar e fazer castelos na areia, desde o amenhecer até o sol se pôr.
O mundo inteiro vai além de coisas que podem ser compradas, viagens espetaculares, ou bens materiais. O mundo inteiro cabe dentro de nós, nos sentimentos bons, num momento em que uma criança sorrir, ou aprende a ler e quer repartir esse conhecimento com outras crianças e animais, fazendo valer o amor, o saber, fazendo prevalecer a esperança de que somos nós que mudamos o mundo, com leitura, com amizade, com gestos de bondade e paz interior. Nem é preciso brinquedos caros, ou viver num castelo, usar as roupas mais caras, ter carro ou pertencer à família de casse A ou geeks , portando parafernálias modernas da tecnologias, mas com filhos longes de seus pais e pais que não conhecem seus filhos e por tanta distância entre as família o mal vem tomando conta de nossa geração.
Vale ler o Mundo inteiro, vale incentivar o convívio com os animais, ler e brincar com as crianças, ser protagonistas de um mundo repleto de paz.
Confiram as fotos de momentos da Alice lendo para a gata feiurinha e para a prima Hadassa de apenas 2 anos, que já faz suas leituras de imagem e ama está entre os livros.




Ler o mundo inteiro
Poesias, romances , cartaz
Faixas, convites , placas
Ler e compartilhar a paz.

Ler para crianças
Dividir o saber
Ler com afinco mil aventuras
Nas muitas estórias decobrir o prazer.

Ler para os animais
Ler antes de dormir
Ler em casa, na igreja, na escola
Visitar bibliotecas por ai.

Ler o mundo inteiro
Ler para aprender
Ler para mudar o mundo
Ler para ser feliz!

Paula Belmino









Para conhecer mais sobre o programa "The Book Buddies"
 http://g1.globo.com/educacao/noticia/2014/02/nos-eua-criancas-desenvolvem-gosto-pelos-livros-lendo-para-gatos.html

Alice usa
Blusa kaiani Malhas
Short jeans Jacris

Hadassa usa
Vestido Daya Confecções

3 comentários:

Ana Paula disse...

Paula de saber sobre este projeto de ler os bichinhos de estimação. É mesmo um estímulo!
A Alice lendo para a gatinha está uma fofa e parece mesmo que a gata se interessou pelo livro do jeito que o olha!
A prima Hadassa tem uma grande incentivadora. Já vai seguindo os passos da Alice!
Parabéns a elas! Beijo

Maurélio disse...

Paula e Alice, linda postagem: poesia e fotos,amei,beijos e ótima semana queridas, obrigado pela visita na minha coluna de jornal.

Toninho disse...

Lindo você criar poesias em todas as estações e situações.
Nada mais lindo que o incentivo à leitura ao descobrimento das palavras e emoções.
Muito bonito mesmo Paula.
Gatos fujões perderam esta canja da Alice na leitura,rsrs.

Tudo de bom minha amiga.
Abraços para a Alice.
Bjs.de paz e luz