terça-feira, 15 de abril de 2014

Aprender o Mundo Todo Através do Brincar
























Criança precisa brincar para se desenvolver, para crescer, para aprender resolver conflitos, para entender a realidade que o cerca, pois é na brincadeira que ela constrói-se como cidadão, compreende regras, desafia o pensamento a construir novas ideias e se socializa com os outros. É por meio da brincadeira que aprende conceitos e foi-se o tempo em que a escola era para ficar 4 a 5 horas sentada na cadeira, pois sabemos que com uma brincadeira seja dirigida, seja no faz de conta, ajuda a criança a fantasiar e nessa fantasia ela desenvolve a imaginação, a criatividade para produzir textos orais, escritos, num processo de alfabetização que vai muito além de apenas decodificar sílabas e letras, mas que se denomina altamente produtivo, pois destaca a importância da leitura em seus cantinhos, nas rodas de conversa, num instante em que se prepara uma receita e posteriormente a criança imitando a professora ou os pais e amigos revive este momento trabalhado em sala de aula e assim vai assimilando conteúdos sejam conceituais, procedimentais ou atitudinais e assim se formando cognitivamente e socialmente.Pode-se perfeitamente ensinar conceitos, regras e normas por meio das brincadeiras, pois é neste momento que as crianças se identificam mais e  conseguem vencer medo, timidez, aprendem a se socializarem umas com as outras e constroem suas primeiras relações de amizade. Brincando a gente prepara a criança para desenvolver competências e habilidades que serão necessárias mais tarde, mas que  pelo menos na primeira infância é fundamental que se ensine brincando, pois o tempo urge, corre brevemente, e elas logo hão de crescer e sem brincar que prazer haveria na infância? Foi neste intuito que trabalhamos esta quinzena de abril na escola de Educação infantil onde dou aulas sobre o mundo do Sítio do Picapau amarelo, em várias óticas, seja na fantasia, na imaginação, na linguagem oral e escrita, no raciocínio lógico matemático e com várias atividades e estratégias  como dobraduras, blocos lógicos, teatro de fantoches, confecção de máscaras, receitas, fantasias para as crianças usarem e se fazerem parte dos personagens, hora do conto, rodas de conversa, brincadeiras dirigidas, jogos, cirandas, momentos musicais, para a criança apenas ouvir e se sensibilizar, ou cantar usando o movimento, dançando, batendo pés , mãos a boca e enfim aprender  mais de maneira prazerosa e assim alcançarmos nossos objetivo maior que é de preparar as crianças para ingressarem no Ensino Fundamental aptas a ler e escrever, e compreender outros conteúdos e normas, e preparadas para ir cada vez mais longe no conhecimento.
Hoje terminamos este projeto  e as crianças da creche brincaram de fazer comidinha em seus fogões reciclados de papelão que os pais ajudaram a fazer, e os alunos maiores da pré escola fizeram o faz de conta sendo a Emília, Visconde, brincando na casinha da escola com as panelinhas e fogão e outros brinquedos como bolsinhas , animais de pelúcia... Uma viagem imaginária a mundo do Sítio e ao começo de uma aprendizagem significativa.
A Alice ficou toda feliz pois hoje também pôde ir à escola em que trabalho e participou com a priminha Hadassa das tarefas e brincadeiras nas turminhas da Ed Infantil  e  vimos o quanto essas crianças aprenderam de maneira divertida, significativa e eficaz, pois é por meio da brincadeira que se compreende um mundo  inteiro de questões, curiosidades, expectativas e interrogações.

Paula Belmino

*Alice  e Hadassa Usam  Pé com Pé calçados, parceria que apoia as crianças em seus momentos mais significativos, pois pensam na criança e em seu desenvolvimento físico, intelectual e social

4 comentários:

Karina Pereira disse...

Paula! Adorei essa publicação! Adoro todas as publicações, mas essa em especial! Minha filha esta com 6 anos! E hoje temos várias duvidas quanto a questão super estudos e a brincadeira! Vejo que hoje muitas pessoas defendem que na idade da minha filha é importante ela falar o português corretamente, o inglês, o espanhol para não ficar para trás, saber bem gerenciar suas finanças, mexer em todas as redes sociais, ser peca em computação! Acho que essas crianças tão vindo com muita pressão e esquecendo o necessário e essencial! Brincar! Incentivo muito ela no brincar!! Ser criança! Isso passa tão rapido! E acredito mesmo que com a brincadeira desenvolvemos o conhecimento, o aprendizado! Adorei seu post! Quis deixar aqui minha opinião também! Beijos querida!
Karina Pereira
www.lojakaiani.com.br

Ana Paula disse...

Paula, que fotos lindas captando a delícia do brincar em cada sorriso, em cada olhar!
Beijo.

Anne Lieri disse...

Paula,um belo texto e as fotos estão uma graça.adorei! Feliz Páscoa pra vc,amiga! bjs,

Anne Lieri disse...

Paula,um belo texto e as fotos estão uma graça.adorei! Feliz Páscoa pra vc,amiga! bjs,