quinta-feira, 16 de outubro de 2014

E por falar em criança: Alice vence a maratoninha



Alice recebendo a medalha das professoras Albanita Gomes e Beônia





Tudo começou com o seguinte anúncio convite nas escolas:

Contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Lagoa Nova através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos ,Federação Norte Rio-grandense de  Atletismo, Rede Unilar-HS, Edubombons, Vision Segurança e Oba Oba Baby, o Atletismo de Lagoa Nova realiza nesta Segunda-feira,13 de Outubro de 2014 a partir das 15 h 30 min no Bairro Jesus Menino, um evento denominado 1ª Maratoninha da Criança com provas de 70 metros para crianças de 4 a 6 anos;150 metros para aquelas de 7 a 9 anos e de 300 metros para outras que estejam na faixa etária de 10 a 12 anos.
Haverá premiação em medalhas e troféus para os cinco primeiros colocados masculino e feminino em todas as categorias e, em medalhas até o 15º colocado nas respectivas categorias.’’ Será um evento que tem por objetivo difundir a prática do atletismo como esporte base despertando nas crianças o interesse pelo mesmo com saúde e qualidade de vida’’, afirmou o Professor e Técnico de Atletismo Francisco de Lima Silva.

Alice logo me disse que ia participar e a mãe aqui super protetora com medo dela cair, se machucar quase impedia, mas o pai fez a inscrição na escola e ela com muita dedicação foi com ele participar, pois eu não pude acompanhar devido o trabalho. E não é que ela ficou entre os 5 primeiros lougares?
para uma criança que nunca correu, foi como se tivesse ganhado o primeiro lugar, muito orgulho desta pequena esposrtista que ama se aventurar e desafiar seus limites. 
Tudo que é feito com amor e perseverança vale a pena.Tudo  vale a pena se a alma não é pequena já disse o grande poeta Fernando Pessoa
É importante que a criança esteja saudável para a prática de esportes, e se tiver algum problema cardíaco ou respiratório tenha acompanhamento médico e  o tipo de atividade física própria para ela, além de acompanhamento por parte do professor de Ed física, além disso usar roupa que deixe a pele respirar, um bom calçado para amortecer os impactos, e tomar muito líquido, e claro se alimentar bem.


O que é esporte?

Muitas pessoas tendem a confundir esporte e atividade física. A diferença entre eles está no fato de que o esporte é uma atividade física organizada, ou seja, qualquer esporte é atividade física, mas nem toda atividade física é esporte. Qualquer movimento do corpo que provoque gastos de energia é uma atividade física, seja levantar, sentar, andar, carregar coisas etc.

Quando falamos em esporte, estamos denominando um tipo específico de atividade física que possui características como competição, institucionalização, esforço físico e habilidades motoras específicas, padronização de espaços e regras, além da formação dos grupos. Quando analisamos o esporte em suas especificidades, podemos perceber porque ele é tão importante no desenvolvimento infantil.

Quais os benefícios do esporte na infância?

O esporte, enquanto atividade física organizada, é importante não apenas para o desenvolvimento físico e motor, mas também para o desenvolvimento social das crianças. A partir de suas regras e condições, as crianças conseguem compreender formas de relacionarem-se com os outros, trocando experiências, competindo e ajudando uns aos outros.

 Alguns autores defendem que a prática esportiva infantil é capaz de prevenir muitos adoecimentos futuros, como o estresse, problemas respiratórios, cardíacos, de coluna e outros. Isso porque, a partir da prática de esportes, as crianças desenvolvem força óssea e muscular, além de melhorarem o desenvolvimento físico. Outro aspecto relevante é o desenvolvimento da coordenação motora, sendo cotado, inclusive, como agente melhorador na escrita, uma vez que permite relações mais eficientes com os objetos e limites materiais (como o lápis e a folha de papel).

Confiram os flashes:








5 comentários:

chica disse...

Que legal! Isso é muito bom! Lindas fotos, parabéns! bjs,chica

Anônimo disse...

Parabéns, Alice, pela medalha! Ficaram lindas as fotos! Beijo! Renata

Tina Bau Couto disse...

Perseverança
Incentivo
Dedicação
E muito amor
Maravilhoso resultado e linda ela como sempre

Unknown disse...

Parabens Alice!!!!!!!!!Linda!
Adorei.
Um beijo.
Carol

Kunti/Elza Ghetti Zerbatto disse...

Parabéns a Alice e a ti Paula pelo incentivo da prática de esportes.
Um excelente fim de semana para ti.
abração com carinho