quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

A criança, o quarto e a pedagogia Montessori



A  pedagogia Montessori, criada pela educadora e médica Maria Montessori, em 1907, consiste em criar um ambiente que facilite o desenvolvimento e aprendizado de forma natural, e para isso o quarto do bebê deve ser preparado de acordo com a ótica dele e não dos adultos, ou seja, com as coisas ao seu alcance para que possa explorar o mundinho ao seu redor sempre que desejar. assim como já vemos nas escolas de educação infantil onde a sala tem os cantinhos organizadores, da leitura, da novidade , do brinquedo, da fantasia,  espelhos, jogos tapetes. etc...

Conheça os seis pilares educacionais de Montessori:



1. Autoeducação: é a capacidade inata da criança de aprender. Ela gosta de observar o mundo à sua volta e busca a todo momento compreendê-lo. Para isso o ideal é proporcionar um ambiente adequado e oferecer materiais interessantes para que a criança possa se desenvolver de acordo com seu ritmo e interesse.

2. Educação Cósmica: se trata da melhor forma de auxiliar a criança a entender o mundo. Cosmos significa ordem, levando isso em consideração, o educador que utiliza o método Montessori precisa passar o conhecimento à criança de forma organizada, sempre estimulando sua imaginação e explicando que tudo no universo tem um por quê e que ela deve estar consciente que possui um papel importante na manutenção e melhora do mundo.

3. Educação como ciência: é a maneira de compreender a criança e seu fenômeno educativo. Neste pilar, o professor utiliza o método científico de observações, teorias e hipóteses para entender a melhor forma de ensinar cada criança e também para checar a eficácia de seu trabalho no dia a dia.

4. Ambiente preparado: seja em casa ou na escola, é um local preparado para que a criança desenvolva sua autonomia e liberdade. Este ambiente precisa atender as necessidades biológicas e psicológicas, ou seja, que a mobília tenha o tamanho adequado para ela e que os materiais para seu desenvolvimento estejam de fácil acesso para que ela possa pegar sempre que quiser.

5. Adulto preparado: é o nome do profissional, no Método Montessori, que auxilia a criança em seu desenvolvimento. O mesmo deve conhecer cientificamente as fases do desenvolvimento infantil e, através da observação e de ferramentas educativas comprovadas, guiar a criança no seu aprendizado da melhor maneira possível.

6. Criança equilibrada: é qualquer criança em seu desenvolvimento natural. Utilizando um ambiente adequado e com a ajuda de um adulto preparado, a criança tem espaço para se expressar e aprender livremente.

Estes seis princípios servem para que a criança se desenvolva de forma completa e equilibrada, e está sendo utilizado em muitas escolas ao redor do mundo, desde o berçário até o ensino médio.




Como montar um quarto montessoriano?
Antes de começar a montar o quarto montessoriano é importante entender que este tipo de ambiente não é meramente decorativo. Neste quarto o fator principal é a liberdade que a criança terá, promovendo assim a autonomia dela.

1. Tchau berço!

No quarto montessoriano um colchão ou cama baixinha entram para substituir o berço ou cama tradicionais. Quando o bebê for muito pequeno coloque almofadas em torno do colchão, caso ele role durante a noite. Tapetes fofinhos também são uma ótima opção.



2. Acessibilidade
Brinquedos, livros, cama, quadros…Tudo precisa estar à mão das crianças e no seu campo visual, para que assim elas tenham acesso livre a tudo que precisam e não dependam dos outros para fazer o que precisam



3. Menos é mais
Esse tipo de quarto é minimalista, ou seja, coloque nele apenas o essencial. Isso facilitará o dia a dia da criança, ela saberá onde estão as coisas e poderá pegar o que quer de forma segura. Se a criança possui muitos brinquedos, o ideal é fazer uma espécie de rodizio e assim a criança aproveitará tudo o que tem ao máximo.



4. Mini
“Eu sou do tamanho do que vejo”, já dizia Alberto Caeiro. Escolha móveis pequenos e proporcionais ao tamanho da criança como armários e baús, isso ajudará a deixar tudo ao alcance dos pequenos. Caso ele não alcance o armário, deixe algumas opções de roupas num cesto para que possa escolher o que deseja vestir.



5. Espelho, espelho meu…
A ideia do espelho no quarto montessoriano não é definir algum padrão de beleza e muito menos ser obcecado como a bruxa má. A ideia aqui é que a criança possa se conhecer melhor. Lembre-se de fixá-lo bem à parede. Quando o bebê ainda não sabe andar o espelho deve ficar na horizontal e depois pode ser colocado na vertical.

 

6. Cada coisa no seu lugar
Quando a criança começar a entender a organização das coisas é sinal de que chegou a hora dos pais mostrarem que ela precisa guardar suas coisinhas e mostrar que assim ela achará tudo o que precisa com mais facilidade.



7. Ler e ler para poder crescer
Já viu como substituir a música “comer, comer para poder crescer” fica muito bem com “ler, ler…”. Claro que se alimentar é importante, mas um bom livro faz a gente evoluir e crescer bastante como pessoa, não é? Por isso é importante estimular a leitura desde cedo, para isso separe um cantinho no quarto com livros, mesinha e cadeirinha.





8. Segurança
É importante que a criança tenha tudo ao alcance das mãos, porém nem tudo. Portanto, degraus, escadas, tomadas e objetos muito pequenos que podem ser engolidos entram para a lista de coisas que ela não precisa ter por perto, ok?



Para montar um quarto montessoriano você precisará descartar a ideia de um berço para o bebê e substituir por uma cama baixinha ou um colchão no chão. Será preciso pensar na acessibilidade do bebê, e deixar brinquedos, livros e quadros em locais baixos para que ele não precise da ajuda de adultos para pegar. Este tipo de quarto busca ser o mais minimalista possível, colocando nele apenas o essencial. Isso serve para que a criança saiba o lugar de cada coisa.
A loja virtual Tricae apoia essa ideia para o bom desenvolvimento das crianças e oferece produtos para uso no quarto montessoriano e consequentemente construção de espaços que incentivem a criança a se desenvover segura e com acesso a diferentes tipos de materiais, livros, brinquedos educativos e que ela possa explorar os espaços na construção do saber e da pessoa.
Conheçam alguns desses produtos disponíveis:

Tapetes de atividades para desenvolver concentração, raciocínio lógico, aprender jogos com amigos e a resolver problemas, além de socializar



Colchão anti-refluxo

Travesseiro lúdico


Caixa organizadoras de brinquedos ajuda a criança a ter ao alcance das mãos livros e jogos e ensina a responsabilidade e a organização.









Conheçam mais prodtos no site da Tricae
Clica na imagem

Tricae Loja Virtual

As fotos que usei para ilustrar o tema foram feitas por Silvia Martins Photography num ensaio em que as crianças usam pijamas Dedeka, empresa amiga das crianças que incentiva o desenvolvimento pleno no lúdico e no explorar de espaços e da natureza, para que as crianças cresçam saudáveis e felizes. Afinal Dedeka é para deitar e rolar.
Os produtos Dedeka também são vendidos no site Tricae. Clica aqui 



2 comentários:

Mimirabolante disse...

Muito legal Paula.
Eu trabalhei em uma Escola Montessoriana e adorava.
É uma experiência única. Uma troca muito boa.
Beijocas e muito obrigada pelo seu carinho e a sua constante participação !
Bom Carnaval e até a volta !!! bjcas

Toninho disse...

Muito boa esta postagem com detalhes perfeitos da preparação que se pode ter, para um crescimento perfeito de uma criança.
Confesso que não tinha lido Sobre Montessoriano, o nome nunca tinha me despertado apesar de ter um colégio/escola próxima.
Valeu Paula.
Abraços.
Bjus