quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Alfabetizar Brincando




É sério os números alarmantes de pessoas analfabetas no Brasil e de crianças fora da escola, pior ainda é saber que muitas das que estão dentro das nossas salas de aula ainda não estão alafabetizadas e vão passando de ano a ano sem saber ler, sem saber decodificar, outras apenas escrevem o nome memorizado, mas não interpretam, não sentem gosto pela leitura, nem diferenciam letras de números, não compreendem o mundo das letras. Essas crianças são os considerados analfabetos funcionais. De quem é a culpa? do sistema? da escola? do professor? dos pais? faltam materiais e acesso á leitura? Fica aqui a reflexão: Em que estamos contribuindo para ajudá-las a ler e a aprender a escrever? Vale salientar que todos nós temos o dever de incentivar nossas crianças a ler mais e a se familiarizarem com letras, livros, imagens, textos de gêneros variados desde cedo.
Hoje trago algumas dicas exemplos que podem ajudar as crianças a lerem e se alfabetizarem na idade certa:

* Em casa  ajudando a mamãe a preparar o almoço, ler e ouvir a receita , ingredientes,
*Organizar a lista de compras, o que falta, o que tem na geladeira
* Escrever com ajuda um bilhete  para o papai, uma carta ara um amigo, um recadinho para a professora
* Brincar de escolinhas com letras móveis, recorte e colagem de letras
*Ouvir e contar histórias antes de dormir
*Visitar livrarias e bibliotecas
*Rabiscar e desenhar muito, uma vez que quanto mais a criança avança nos desenhos mais compreeende o processo da escrita.
* Brincar muito e se socializar interagindo com outros amigos para desenvolver a oralidade e o pensamento.
*Rabiscar paredes estipuladas, fazer atividades artísticas
*Ouvir música, pois a música tem o papel de acalmar, organizar o pensamento, desenvolver habilidades.



Pensando na importância de se alfabetizar brincando algumas empresas sérias têm voltado seu olhar mais atentamente para a causa nobre do proporcionar á infância momentos lúdicos e prazerosos ao iniciar no mundo das letras, já que a gente aprende mais facilmente brincando e se divertindo. É o caso da Elian que tem como lema participar dos melhores momentos da criança e na coleção Tropical 2014 criou a linha FUN peças em malha com destaques de textura que imitam o quadro negro e que acompanha caixa de giz para que a criança possa rabiscar, escrever seu nome, e dos amigos, interagir e aprender brincando, compreendendo a função e a finalidade da escrita e sua importância, além de aprender regras de onde rabiscar e  assim evitando sujar paredes ou riscar mesas e carteiras na escola alçgo comum e natural nas escolas que necessitam de intervenção e de limites.
Confiram só que belezinha os looks para meninos e meninas:





22473 - Primeiros Passos Masculino

E ai gostaram da novidade?
Nós amamos empresas que pensam nas crianças e na liberdade de seus sonhos e conquistas.
Aguardem as novidades da coleção Tropical em breve por aqui.


*Foto acima da Alice que apreceu numa materia em que escrevi para a revista Tricae

Alice usa:
Elian
Jacris
Pé com Pé calçados

**As roupas da Elian e calçados Pé com Pé podem ser comprados no site da Tricae com preços que cabem no bolso e na comodidade do seu lar. Vejam:

Tricae Loja Virtual

2 comentários:

Anônimo disse...

Fotos lindas, texto importante. A Educação carece de muito incentivo em todas as esferas sociais. Beijo! Renata

Toninho disse...

Ah,Paula um dado que sempre me deixa down é este do analfabetismo no Brasil e saber que se destaca no nordeste. Este das crianças que frequentam as escolas e ainda assim permanecem analfabetas é mais estarrecedor, por comprovar uma deficiência no processo de educação via escola.Concordo que não adianta caçar culpados pois bem sabemos onde a coisa começou e desengrenou.
Creio sim que todos podem e devem participar do processo de alfabetização como pessoas físicas e jurídicas num grande movimento para erradicar esta cegueira terrível.
Um abraço carinhoso amiga.
Beijo