sábado, 30 de janeiro de 2016

O mundo mágico das tirinhas





Leitura mágica
Colorida, alegre
Personagens que parecem brincar
Buscando a interação do leitor 
num breve espaço de tempo
Ação, grafismo, e linguagem não verbal
Que instiga interpretação
Conversa dentro de balões a falar.
E a gente sonha em meio à leitura
mágica, gráfica, contrastante
Numa forma de entretenimento
Clara, fácil, prazerosa
E lendo uma história em quadrinho
O tempo passa tão breve que parece voar.


Paula Belmino


30 de Janeiro é comemorado o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos e a Alice adora ler o gibi da Magali e do Mingau, foi com ele que ela começou a ler e numa forma lúdica onde eu ia lendo para ela e fazendo as entonações e gestos como mostram os desenhos ela fi se interessando mais pela leitura. Ler gibis é uma forma de entreter e de interagir dando a oportunidade da criança fazer suas interpretações e interagir de forma ampla com o texto uma vez que interpreta mais do que apenas o escrito, mas na leitura de imagens, de  sinais e intenções que a história quer transmitir


Outra dica de livros em quadrinhos é o que recebemos da Editora Moderna: Pet, o dragão e o mistério das pegadas de Maya Reyes-Ricon e Luiz Eduardo Ricon, com ilustrações de Artur Fujita uma história que leva a refletir sobre os impactos ambientais, trazendo a conscientização de que é necessário rever nossas ações para promover melhorias e zelar pelo planeta, destacando o consumo desenfreado, o uso de produtos duráveis que evitem o acúmulo do lixo, entre outras práticas ecológicas. O livro tem seus personagens: Bob, o cavaleiro, e a princesa  Mirna que com Pet , o dragão estão em busca de soluções para os perigos ecológicos que afligem Ecolândia , onde se passa a história. Muito humor, imaginação, diversão e práticas verdes convidam os leitores a promover em casa e onde vivem a começar a transformar o mundo a partir de si mesmo.
Com a correria de festas, escola, não tivemos o tempo suficiente para como queríamos confeccionar o dragão de garrafinhas pet, mas logo em breve estaremos mostrando para vocês nossa construção. Li na escola e as crianças amaram. Li para Alice, e ainda falta ela ler por si só, por isso é franca ao dizer que ainda não o leu no vídeo. HEHE
Lembrando que os vídeos são espontâneos , do jeito de criança pensar e falar e é uma maneira de incentivá-la a refletir e oralizar o pensamento.





 
Para conhecer mais do livro Pet, o dragão e o mistério das pegadas, visite


Alice usa Bugbee


3 comentários:

Anônimo disse...

Alice, estas tirinhas são muito queridas aqui também! Beijo! Renata e Laura

Bolhinhas de Sabão para Maria disse...

Oi meninas! As histórias em quadrinhos atravessam gerações. Turma da Mônica, Pato Donald, Mickey, Luluzinha, fez e faz parte do imaginário das crianças que ali, sonham e se divertem com cada quadrinho. Eu me lembro que tinha muitas, eu e meu irmão. Hoje é Maria que gosta.
Me lembro também que aos 5 anos, talvez por não saber ler, ela não se interessava! Dá pra imaginar isso? rs Hoje devora as revistinhas.. e haja para satisfazê-la..

Leia bastante Alice, as histórias em quadrinhos fazem parte da infância. E quero ver o dragãozinho de garrafa pet! Vai ficar um amor!

Um beijo doce e feliz domingo!

Amara Mourige disse...

Lindo ver Alice tão encantada por livros! É muito bom quando as crianças gostam de ler e têm esse hábito. Meu neto Pedrinho, também gosta de ler. Parabéns pra Alice!
Beijos
Amara