terça-feira, 15 de novembro de 2016

Voando na imaginação com a menina voadora





Uma menina sonhadora
Voadora de imaginação
Sonhando alçar os mais vastos mundos
Os quatro cantos que o vento pode levar
Amiga de uma fada de passarinho
Canta e dança
Brinca e ajuda a mamãe
É especial e feliz
É a menina voadora
O sonho que toda criança quis!

Paula Belmino





A menina voadora há tempos é nossa companheira, a Alice tinha apenas 3 anos quando encontrou seu livro, conheceu a autora Anne Lieri e desde lá é apaixonada. Ainda em sua primeira infância recebeu de Anne uma camiseta, a varinha , asas e coroa, ela guardou e ama até hoje, e mesmo crescida por ser magrelinha a camiseta serve e esses dias me disse que tinha muito orgulho de ter aquela camiseta, creio ela queria dizer que por amar tanto a Lenita, a Anne era feliz pelo simples fato de ter a conhecido. Eu também sou imensamente feliz de ter a amizade dessa menina voadora que brinca com a gente, que conta aventuras, que vai pra minha escola encantar as crianças.
Esta semana a Alice usou a tal camiseta e foi ler para as crianças de minha sala, eles que á ouviram algumas histórias da autora como : Em busca da felicidade, A menina voadora vai á escola, ouviram mais uma delas, dessa vez, No reino das bonecas, que deixou as meninas e meninos encantados com tantos brinquedos





As crianças ouviram, imaginaram, puderam folhear o livro e tirar dúvidas de como se escreve tal palavra para usar na reescrita de seus textos, ilustraram e puderam dar nomes aos próprios brinquedos e bonecas. Pudemos falar sobre gênero, e de que tipo de brinquedos meninos e meninas brincam é que não há brinquedo só de menino e vice-versa.
.


Eles amaram a visita da Lenita voadora de novo na nossa sala de aula.

O melhor de tudo é ver as crianças escrevendo espontaneamente suas impressões, sentimentos, relatando a melhor parte da história, deixando suas marcas e construindo suas próprias releituras.










Assistam um pedacinho desse momento, olha como as crianças ficam compenetradas

4 comentários:

chica disse...

A nossa menina voadora é uma companhia muito querida e alegre! vale sempre ler e estar com ela! bjs, tudo de bom,chica

Toninho disse...

Conheci a Anne com a Menina Voadora e me tornei seguidor.
Aqui o encantamento dos alunos faz jus a grande obra da Anne.

Felisberto T. Nagata disse...

Já faz algum tempo que não tenho contato com a Anne e realmente, sua Menina Voadora encanta a criança - e adulto-. Temos que valorizar essa interação das crianças com a literatura ... para divertir, explorar a criatividade, a imaginação e aprender muito...belos dias,abraços!

Renata disse...

Este livro é lindo e o trabalho de vocês foi precioso. Beijo! Renata e Laura