sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Deu Zebra no ABC (dica de livro)





Um "abichodário" engraçado, com muita cor para instigar a imaginação assim é o livro: Deu zebra no ABC de Fernando Vilela pela Editora Pulo do Gato, que brinca com o imaginário, instiga a criatividade e a percepção, trabalha a sequencia lógica de forma divertida onde a criança pode atuar como coautora do livro usando as 26 letras do alfabeto para criar outra história com os bichos que aparecem sem nomes e apenas imagens.
O autor e ilustrador aposta na ideia de que a criança possa dar vez e voz aos bichos. Escrito com letra em caixa alta ideal para as crianças em fase de alfabetização, mas uma leitura leve e bem humorada  para brincar em qualquer idade.
Na escola fui lendo e mostrando as páginas as crianças, que iam imaginando quem vinha depois. O engraçado é que de acordo com cada letra no livro aparecem outros bichos que não são citados, e que no final o autor leva bronca da dona coruja,a final tantos bichos ficaram de fora.


Lemos em voz  alta, fizemos lista dos animais, trabalhando a ordem alfabética,ilustraram e criaram seus bichodários onde cada um recebeu um nome de animal e eles precisavam ilustrar e pesquisar sobre ele, hábitos, alimentação, peso, classe, reprodução etc...




E também escreveram um poema ou um texto informativo com as informações sobre os animais, Depois cada um apresentou o seu na grande roda.
Também aproveitamos para trabalhar os verbos por ex: O burro beijava, a naja hipnotizou, o macaco mexeu. Mais muito além de se deter na gramática pudemos brincar e imaginar, criar e amar o livro. A verdadeira leitura sem didáticas.
Ainda com os dados dos pesos dos animais resolvemos situações problemas envolvendo as quatro operações. Por exemplo:

Quanto um chipanzé pesa a mais que um gato?
Quanto pesam 3 hipopótamos juntos?

As crianças se divertiram para valer!

Vejam só:









Assistam e se inscrevam em nosso canal:


Para conhecer e adquirir o livro aproveitem que a loja virtual da Pulo do gato está dando neste mês de outubro 60% de desconto em todo catálogo. Clica na foto!



Autor: Fernando Vilela
ISBN: 978-85-9576-001-1
Páginas: 40
Formato: 21 x 27,5 cm
Cores: 4 x 4
Do que trata o livro:  jogo de palavras, alfabeto, animais, natureza, adivinhação, humor
Gênero: livro ilustrado e narrativa

Nenhum comentário: